terça-feira, 30 de março de 2021

SELO CURIOSO 19 - HISTÓRIA (D. MARIA II)

O selo antigo que hoje publicamos foi emitido em 1953 para assinalar o 1.º Centenário do Selo Postal em Portugal e, tal como o primeiro (1853), apresenta o busto da Rainha D. Maria II.

Este selo deu origem a um meticuloso trabalho de pesquisa realizado por três alunos do 6.º ano, que a seguir se publica, e cuja leitura nos dará a conhecer alguns pormenores interessantes da vida desta monarca portuguesa.

Na disciplina de HGP falamos da independência do Brasil e da Guerra Civil em Portugal, entre Liberais e Absolutistas, o que nos levou a falar do nosso rei D. Pedro IV, da sua filha D. Maria da Glória e de algumas outras personalidades históricas importantes desse período.

Assim, nas aulas de apoio ao estudo, fizemos uma pesquisa sobre aquela que foi apenas a segunda rainha reinante do nosso país! Aproveitamos essa pesquisa para vos apresentar este selo curioso. Eis alguma informação que aprendemos sobre D. Maria da Glória, que ficou conhecida entre os portugueses como D. Maria II: 

  • Nasceu no Rio de Janeiro em 4 de abril de 1819;
  • Morreu em Lisboa, em 15 de novembro de 1853 (morreu ao dar à luz pela décima primeira vez!);
  • Era filha de D. Pedro IV, rei de Portugal (primeiro imperador do Brasil) e da sua primeira mulher, D. Leopoldina de Áustria;
  • Não chegou a casar com o seu tio, D. Miguel (como D. Pedro tinha prometido, ao abdicar do trono de Portugal); 
  • Ficou conhecida pelo cognome de “A Educadora";
  • Em 28 de janeiro de 1835 casa com o príncipe Augusto de Leuchtberg, que morreria dois meses depois. A 9 de abril de 1836 casa pela segunda vez, com D. Fernando de Saxe-Coburgo-Gota. Desse casamento nasceram onze filhos, entre os quais D. Pedro e D. Luís, futuros reis de Portugal;
  • Esta rainha governou num período particularmente difícil da História portuguesa.

    
Data de consulta: 23/02/2021.

Trabalho realizado por: Rodrigo Gaspar, Miguel Souza e Afonso Varela, 6.º B.

Supervisão e colaboração: Professora Daniela Caramalho. 


Sem comentários: