segunda-feira, 29 de março de 2021

SELO CURIOSO 18 - HISTÓRIA (S. MARTINHO DE DUME)

A coleção de selos antigos da nossa biblioteca continua a dar origem a interessantes trabalhos produzidos alunos com a colaboração e supervisão dos docentes.

O selo que hoje se publica, emitido em 1953 no âmbito do XIV Centenário da Chegada de S. Martinho de Dume à Península Ibérica, representando o Santo com o traje de Bispo, despertou o interesse de dois alunos do 5.º ano que, depois de um apurado trabalho de pesquisa, produziram o interessante texto que a seguir se transcreve.


Joana – Tiago, conheces São Martinho de Dume?

Tiago – Sim, conheço! Não te lembras que falamos dele em HGP, quando estudamos as invasões bárbaras?

Joana – Lembro! Por isso é que te perguntei… É que, depois dessa conversa com a professora, fomos pesquisar mais coisas sobre ele. Sabias que não tem só um sobrenome?

Tiago – Isso, não… Quais são?

Joana – Olha, por exemplo:  Martinho de Braga, Martinho Dumiense e Martinho Bracarense… E tu, sabes mais sobre ele? Quero ver quem, de nós os dois, pesquisou mais coisas 😝

Tiago – Sim, sei. Sabias que ele foi um bispo de Braga e de Dume considerado santo pela Igreja Católica e pela Igreja Ortodoxa? E nasceu longe! Na Panónia, Hungria, no século VI… Mas descobri mais coisas… Ele também ficou conhecido como o "apóstolo dos suevos", porque foi quem os converteu ao Cristianismo. Também é conhecido por dominar os dias da semana em língua portuguesa. Vê lá tu que ainda nem Portugal existia como reino, já havia pessoas a falar a nossa língua! E tu, descobriste mais alguma coisa?

Joana – Sim, também sei mais sobre a biografia dele.

Tiago – Podes-me contar?

Joana – Sim, claro. Vi que estudou grego e ciências eclesiásticas no Oriente. De volta ao Ocidente, dirigiu-se para Roma e para a França, para continuar os estudos. Era um homem muito viajado e culto.

Tiago – Acho que ganhamos os dois este jogo de aprender mais com novas pesquisas. Temos de fazer isto mais vezes!


Trabalho realizado por: Joana Dimas e Tiago Faustino, 5.º B.

Supervisão e colaboração: Professora Daniela Caramalho.


Sem comentários: