quinta-feira, 11 de março de 2021

SELO CURIOSO 17 - HISTÓRIA (HITLER)

A coleção de selos antigos da biblioteca escolar tem levado alguns leitores deste blogue a investigarem, nos seus pertences, a existência de exemplares que possam ter algum interesse histórico e/ou artístico.

Curiosamente, um dos professores de História do nosso agrupamento de escolas descobriu um selo, emitido pela República da Alemanha, provavelmente no ano de 1942, que se enquadra perfeitamente nos conteúdos que os alunos estão a abordar no 9.º ano de escolaridade, no âmbito do estudo da 2.ª Guerra Mundial. 

Desafiada uma aluna a realizar uma pesquisa sobre o selo em causa, foi-nos apresentado o excelente trabalho que a seguir se publica.


ADOLF HITLER

 Adolf Hitler nasceu em 1889 e faleceu em 1945. Foi um político e ditador austríaco que governou na Alemanha de 1933 a 1945 e é historicamente conhecido como um dos nomes mais marcantes do século XX e da história humana. Ele marcou a história de forma negativa, pois foi o líder de um dos piores regimes totalitários existentes e foi um dos que fundamentaram um dos maiores genocídios da história da humanidade: o Holocausto.

Em 1914 alistou-se no Regimento de Infantaria do Exército alemão para lutar na Primeira Guerra Mundial. Pela sua bravura, recebeu a condecoração da Cruz de Ferro, mas, depois do final da guerra, como tantos outros, ele também não conseguiu arranjar um emprego. A Alemanha do pós-guerra passava por uma transformação social e o colapso da monarquia e da economia fizeram com que o terreno se tornasse fértil para o crescimento de filosofias extremistas, que iam do comunismo ao nacionalismo. Nessa época, Hitler viajou para Munique, onde se tornou um dos primeiros membros do Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães – abreviado como Nazi.

Durante a depressão económica mundial (1929), tornou-se possível aos nazis fazer avanços políticos face ao descontentamento do eleitorado alemão. Devagar, passaram a ser reconhecidos como um partido político legítimo, e Hitler, sendo um orador brilhante, começou a destacar-se e a receber vários apoios. No ano de 1933, o Partido Nazi já era tão poderoso que o presidente Paul von Hindenburg  viu-se forçado a fazer Adolf Hitler chanceler da Alemanha. Imediatamente ele começou a valer-se de sua nova posição para derrubar Hindenburg e assumir o controlo ditatorial da Alemanha. Ele decidiu, para além disso, rearmar militarmente a Alemanha e reafirmar os seus interesses territoriais na Europa, sendo o principal responsável pelo começo da II Guerra Mundial.

Percebendo que o fim estava próximo, Adolf Hitler cometeu suicídio no dia 30 de abril de 1945, aos 56 anos. Estava acompanhado pela sua mulher, Eva Braun, com quem ficou apenas um dia casado após longos anos de relacionamento. De acordo com o seu desejo, o corpo foi incinerado e as cinzas espalhadas para que nada caísse nas mãos dos soviéticos.

Autora do trabalho: Beatriz Vaze, 9.º ano / Turma B

(sites consultados a 01/03/2021) 

Sem comentários: