sexta-feira, 12 de março de 2021

+ CIÊNCIA ON - QUESTÃO 7

NOTA PRÉVIA

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que a poluição do ar dentro e fora de casa seja responsável por cerca de 7 milhões de mortes prematuras em todo o mundo. A maioria dessas mortes – 4,2 milhões – está associada à poluição ambiental (externa). Sendo este um problema que afeta todo o planeta, foi necessário criar protocolos entre muitos países com o objetivo de estabelecer controlos rígidos aplicados às substâncias prejudiciais que são lançadas para a atmosfera e que prejudicam a vida na Terra.

QUESTÃO

Clica sobre a imagem para a veres melhor.

Dois dos protocolos ou acordos importantes que têm contribuído para a diminuição da poluição atmosférica são:

A - O Protocolo de Quioto, cujo objetivo é contribuir para a diminuição do aquecimento global do planeta e o Protocolo de Montreal, que visa diminuir a emissão de CFC, responsável pela destruição do ozono atmosférico.

B - O Protocolo de Montreal, cujo objetivo é contribuir para a diminuição do aquecimento global do planeta e o Protocolo de Quioto, que visa diminuir a emissão de CFC, responsável pela destruição do ozono atmosférico.

C - O Acordo de Paris, que visa alcançar a descarbonização das economias mundiais e estabelece, como um dos seus objetivos de longo prazo, limitar o aumento da temperatura média global a níveis bem abaixo dos 2ºC e o Protocolo de Montreal, que tem como objetivo diminuir a emissão de gases com efeito de estufa.

D - O Acordo de Paris, que visa alcançar a descarbonização das economias mundiais e estabelece como um dos seus objetivos de longo prazo limitar a emissão de CFC para a atmosfera, contribuindo para que o aumento da temperatura média global seja limitado a níveis bem abaixo dos 2ºC e o Protocolo de Quioto, que visa contribuir igualmente para a diminuição do aquecimento global do planeta.

PRESTA ATENÇÃO:

Faz uma pesquisa sobre o assunto, de acordo com as indicações que constam do tutorial «Como pesquisar na Web», disponibilizado na pasta dos Tutoriais ("Serviço de Referência da Biblioteca Escolar", coluna da direita deste blogue).

Responde à questão no formulário que se segue.

👉 Clica aqui.

Sem comentários: