segunda-feira, 15 de março de 2021

EU, LEITOR(A), SUGIRO «HISTÓRIA DE UMA GAIVOTA E DO GATO QUE A ENSINOU A VOAR»

                   

O livro que vou levar para a minha vida é «História de uma Gaivota e do Gato que a Ensinou a Voar», do escritor Luis Sepúlveda que, infelizmente, faleceu em 2020 vítima de Covid-19.

É um livro que me motivou, pois ficamos sempre curiosos para saber como o gato vai resolver o seu problema...

É uma história cheia de descrições, por isso, ao lermos conseguimo-nos imaginar no local onde a história está a acontecer, como é o exemplo das gaivotas a sobrevoarem o Porto, o bazar do amigo ou ainda a torre onde a gaivota fez o seu primeiro voo.

Este livro é uma fábula que chama a atenção para os derrames de petróleo no mar, que acontecem com muita frequência, e são os animais muitas vezes as vítimas destas catástrofes. Foi nisso que o autor se inspirou para o começo desta história.

O livro fala sobe o valor da amizade que pode existir entre seres diferentes. É também sempre importante cumprir as nossas promessas e é curioso como o autor consegue fazer com que um gato e uma gaivota se deem tão bem. É um livro com uma leitura fácil e muito cativante.

Cheguei à leitura deste livro a partir de um concurso da escola, «Pares de Leitura», depois de o meu par ter lido esse livro e mo ter recomendado também. Mais tarde, no sétimo ano, li-o novamente na aula de Português.

Para concluir, recomendo a todos este livro, porque está cheio de peripécias, aventuras e suspense.

Filipa Marques, 9.º B, n.º 7.

Sem comentários: