quarta-feira, 17 de março de 2021

EU, LEITOR(A), SUGIRO «A PÉROLA»

 

            Eu, leitora, sugiro o livro A pérola de John Steinbeck, porque me aconselharam esta obra e a professora de Português tinha-me dito que a história era maravilhosa e, embora seja uma história muito triste, gostei muito de a ler.

            Esta história fala-nos de Kino, um pescador, Juana, a sua mulher e Coyotito, o seu filho bebé. Eles são índios.

            Num dia de manhã, Kino e Juana estavam a tomar o pequeno-almoço e viram um escorpião a descer por uma das cordas que suspendia o berço do bebé. Kino tentou tirar o bebé do berço, mas não foi a tempo, o escorpião caiu e picou Coyotito. Juana sugou o veneno várias vezes, mas a picada estava a ficar inchada e avermelhada e o casal decidiu levar o bebé ao médico.  No entanto, o médico recusou-se a tratar Coyotito, porque eles não tinham dinheiro para pagar a consulta.

  Então, desesperado, Kino foi mergulhar, vezes sem conta, para tentar encontrar uma pérola, para poder dar um futuro melhor ao seu filho. Após várias tentativas, encontrou uma concha e, quando a abriu, saiu de lá a “pérola maior do mundo”.

 Kino decidiu que ia vender a pérola, pois Juana tinha-lhe dito que iam ser infelizes. Ela achava que a pérola dava má sorte. No dia seguinte, Kino foi ter com os compradores, que não mostraram interesse e ofereceram um preço baixíssimo pela pérola, pois eles pensavam que Kino ia cair no esquema deles e que assim iam conseguir comprar a pérola a um preço mais baixo.

          Alguns dias mais tarde, para se proteger, Kino teve de matar um homem que queria roubar-lhe a pérola. Kino e Juana decidiram fugir. Mas a canoa estava furada e a casa tinha ardido.

               Parecia que todo o mal se reunia à volta deles.

            O vento nesse dia estava forte, então não deixava pistas. O casal caminhou a noite inteira, no dia seguinte de manhã arranjaram um esconderijo e permaneceram por lá. Kino disse a Juana que havia batedores a rondar aquele sítio para encontrarem a pérola, então foram para as montanhas. Foram dormir numa caverna próxima.

           Viram os batedores a chegar, dois deles foram dormir e um ficou de vigia. Mal Kino viu aquilo, preparou um esquema para ficar com a espingarda do que estava a vigiar.

            No entanto, antes que Kino conseguisse chegar à espingarda, um dele deu um tiro para o ar, atingindo Coyotito e levando-o à morte.

              Depois disso, Kino matou os três homens.

            Eles voltaram para a cidade de La Paz, que era onde eles viviam. Foram até à praia, tiraram a grande pérola das roupas e jogaram-na na água. Para nunca mais terem vestígios e problemas com ela.

                                                                                      Maria Gouveia, 7.º ano / Turma C


Sem comentários: