quinta-feira, 18 de março de 2021

EU, LEITOR(A), SUGIRO «SAGA»

O conto «Saga» foi escrito por Sophia de Mello Breyner Andersen, que já escreveu várias outras histórias situadas na Dinamarca, porque o seu bisavô era daí. Este texto conta-nos a história de vida de Hans, que queria ser marinheiro. No entanto, como o seu pai não o permitia, Hans fugiu da ilha onde morava, Vig.

Gostei bastante desta obra, porque ela transmite-nos diversas lições de vida. Por exemplo, devemos ajudar os nossos filhos a seguirem os seus sonhos e compreender que o dinheiro não é a chave para a felicidade. Por outro lado, também aprendemos que não devemos tomar decisões precipitadas, porque nos podemos arrepender delas para o resto da vida.

Os pais devem incentivar os seus filhos a seguirem os seus sonhos, a nível pessoal e também profissional, pois se eles tiverem uma carreira indesejada, nunca conseguirão ser felizes nem se sentirão realizados com aquilo que fazem. Muitos pais projetam nos seus filhos aquilo que eles próprios gostariam de ter feito, mas, na minha opinião, isso é um grande erro. Todos nós temos o direito de fazer as nossas próprias escolhas e de realizar os sonhos que nos pertencem.

Outro dos ensinamentos deste conto é que o dinheiro não traz felicidade. De facto, mesmo que eu fosse a pessoa mais rica do mundo, eu não conseguiria ser feliz se não tivesse saúde ou a minha família ao meu lado.

Eu gostei muito de ler este conto e recomendo a sua leitura, a crianças e adultos, pois transmite uma mensagem de alerta para os pais, mas também para os filhos, que devem compreender que têm o direito de fazer as suas próprias escolhas.

André Sampaio, 8.º B, N.º 2.

Sem comentários: