quarta-feira, 15 de junho de 2022

EU, LEITOR(A), SUGIRO «O TATUADOR DE AUSCHWITZ»

  

A tatuagem foi-lhe feita em segundos, mas, para Lale, o choque é tal que o tempo parece ter parado. Segura o braço e fica a olhar o número. Como pode alguém fazer isto a outro ser humano?

(in «O Tatuador de Auschwitz», Heather Morris)
 
«O Tatuador de Auschwitz», da escritora neozelandesa Heather Morris, é, sem dúvida, o «livro da minha vida». Neste livro é-nos apresentado Lale, um dos muitos judeus que foram levados para Auschwitz, onde acaba por ser tatuado e por se tornar, à força, tatuador. É a fazer um desses trabalhos que conhece Gita, o seu grande amor. É a partir daí que a história começa, mostrando como era a vida nos campos de concentração.
Uma das coisas que me cativou bastante nesta obra foi, sem dúvida, a narrativa. Uma história de amor que tem como pano de fundo uma das piores alturas da história da humanidade, mas que consegue sobreviver a tudo. Lale tem de enfrentar imensas situações difíceis, para poder voltar aos braços da sua amada, para poder permanecer vivo e conseguir continuar a ajudar os outros, apesar de correr imenso riscos.
Este livro deveria ser lido por todos. Tem uma mensagem muito forte e importante para a sociedade e, em particular, para os dias de hoje. Esta é uma verdadeira história de compaixão, altruísmo e sobrevivência. Mesmo apesar do horrível «cenário» da Segunda Guerra Mundial, de destruição, pobreza, miséria e maus-tratos, o amor consegue prevalecer. Vence a mente sã e o pequeno sabor da felicidade depois da tragédia.
O estilo de escrita da autora também ajuda à leitura, é cativante!
Depois de ler este livro, mudei um pouco a minha forma de ver as coisas. E posso concordar plenamente quando dizem «Auschwitz, uma história tatuada na humanidade». 

Mariele Venda, 9.º A, n.º 12

 FONTE DA IMAGEM: https://sobomeuolhar7.blogspot.com/2019/01/o-tatuador-de-auschwitz-heather-morris.html

 

 

Sem comentários: