segunda-feira, 6 de junho de 2022

ESCRIT@TOP.COM - TEXTO DE OPINIÃO: SERÁ IMPORTANTE APOSTAR NA EXPLORAÇÃO DO UNIVERSO? (TRXTO II)

 

«Em algum lugar, alguma coisa incrível está à espera de ser conhecida.»

(Carl Sagan)

 SERÁ IMPORTANTE APOSTAR NA EXPLORAÇÃO DO UNIVERSO?

          
         Do certo ponto de vista, parece-me bom e importante apostar na exploração do universo, mesmo que exija muitos recursos financeiros. Por outro lado, penso que não.
         Podemos encontrar outros seres vivos com a exploração espacial, e isso seria bom, pois teríamos mais reconhecimento fora do planeta Terra e tecnologias novas. Ou poderíamos ficar com um planeta secundário, se realmente encontrássemos vida fora da Terra.
Mas nestas descobertas todas também existem vários «senão». Sim, seria giro e bonito viver noutro mundo e fazer viagens de planeta em planeta. Mas, se olharmos para a Terra, o nosso planeta atual, e virmos o que nós, seres humanos que nela habitamos, lhe estamos a fazer, já não é nada bonito. Por exemplo: a poluição, que é o que está a afetar mais o mundo; a extinção de várias espécies animais; o aquecimento global… É isso que nós lhe estamos a fazer e tudo isso já não é assim tão bonitinho! Se fizemos isso ao nosso planeta atual, certamente faremos o mesmo a outro planeta ou até ao Universo inteiro, que é matá-lo e, ao longo do tempo, matar tudo o que está à nossa volta, o sistema solar e a via láctea. Por estes motivos é que é bom pensarmos muito bem no futuro.
Em suma, sim, é bom investir no futuro, na exploração do universo, mas com muito cuidado e pensamento, porque podemos acabar com tudo à nossa volta.

Manuel Rosa, 9.º C, n.º 7.

Fonte da imagem: https://inspirationfeed.com/spaceship-designs/ 

Sem comentários: