sexta-feira, 24 de junho de 2022

ESCRIT@TOP.COM - TEXTO DE OPINIÃO: SERÁ IMPORTANTE APOSTAR NA EXPLORAÇÃO DO UNIVERSO? (TEXTO III)

 

«Se não existe vida fora da Terra,
então o universo é um grande desperdício de espaço.»

 (Carl Sagan)

SERÁ IMPORTANTE APOSTAR NA EXPLORAÇÃO DO UNIVERSO?

Essa é uma pergunta muito complicada, algo científica, ou talvez um assunto em relação ao qual temos todos direito a ter uma opinião. Eu, decerto, não sou cientista, porém, sou a favor da exploração daquilo que está fora do nosso alcance.
Desde os primeiros tempos na Terra que o Homem tende a explorar para além do seu território. Aos homens que exploravam para além das suas capacidades e conhecimentos damos o nome de «pioneiros». Um exemplo de pioneiros somos nós, os portugueses, na época dos Descobrimentos. Outro exemplo de pioneiro é a NASA, com o primeiro homem a pôr o pé na Lua.
A exploração de novos territórios nunca fez mal a ninguém, pelo contrário, apenas fez bem. O Homem quer sempre descobrir mais. Astrofísicos, engenheiros, astrónomos, etc, apostam todos na exploração do universo, buscando mais conhecimento. Tratam-se de pessoas sábias. Logo, se eles são favoráveis a essa exploração, eu também hei de apostar nela.
Outro dos motivos pelos quais sou a favor da exploração espacial é o facto de acreditar que num país longínquo haja seres vivos, como na Terra. Não estou a dizer que acredito em extraterrestres, em absoluto. Mas era engraçado ter um amigo assim. Se fosse descoberta uma nova raça extraterrestre, o Homem teria mais por onde apostar, novos caminhos.
Eu poderia, então, ficar aqui horas a afirmar o porquê de ser a favor da aposta do Homem na investigação do Universo, porém aborreceria muitas pessoas. Assim sendo, continuarei a sonhar com o meu amigo de outro planeta. Quem sabe, um dia, venha a descobrir um.

 Riana Venda, 9.º C, n.º 12.

FONTE DA IMAGEM: https://pixabay.com/pt/photos/et-extraterrestre-criatura-figura-2006631/

Sem comentários: