quarta-feira, 29 de junho de 2022

ESCRIT@TOP.COM - TEXTO DE OPINIÃO «O HERÓI E O MEDO»

        
Ó gente ousada, mais que quantas/
No mundo cometeram grandes cousas.

        (in «Os Lusíadas», Luís Vaz de Camões.)

 O HERÓI E O MEDO 

         Na minha opinião, o verdadeiro herói d’«Os Lusíadas» é Vasco da Gama e a sua tripulação, porque são apresentados por Luís Vaz de Camões de forma a receberem ajuda dos deuses e demonstrarem o que é realmente ser herói.                               
Vasco da Gama e os seus marinheiros foram ajudados pelos deuses, algo que, numa epopeia, não poderia ser protagonizado por um mero alguém, mas sim por pessoas com capacidades extraordinárias, heroicas, o caso dos marinheiros portugueses, os pioneiros das explorações marítimas, pessoas que nessa época tornaram Portugal prestigiado, características que os deuses (Vénus, Marte) tomaram como bom sinal para os ajudar…
Para aquela tripulação ser heroica, ela teve de superar os seus medos, algo que foi cumprido, mas com sacrifício e, por vezes, riscos, como, por exemplo, deixar a família para ir navegar por mares desconhecidos e distantes, um pensamento que nem todos conseguiriam digerir. Sem contar com o que a imaginação do homem pode fazer: deixar o medo tomar conta de alguém. São os nossos «Adamastores»!
Hoje em dia, o espírito dos «marinheiros heroicos» ainda não morreu, porque vemos muitas pessoas portuguesas com paixão pelo mar e a mudarem-se para outros sítios, a emigrarem, a aventurarem-se sem medo para lugares longínquos. É disso que Portugal ainda vive, da curiosidade, de saber, da busca, e da ânsia pelo prato da recompensa que mais tarde virá.
Em suma, os marinheiros portugueses são os heróis d’«Os Lusíadas», porque têm tudo para serem considerados heróis, o que ainda se vê hoje em dia, com a determinação e a coragem do nosso povo nos momentos difíceis.

 Ricardo Medronho, 9.º B, n.º 12.

 IMAGEM: Miradouro de Santa Catarina, Lisboa (O Adamastor e o Homem).
@N. Lemos. 

Sem comentários: