quinta-feira, 9 de junho de 2022

ESCRIT@TOP.COM - TEXTO DE OPINIÃO « QUEM SERÃO OS VERDADEIROS HERÓIS DOS DESCOBRIMENTOS: OS MARINHEIROS QUE PARTIRAM? OS FAMILIARES QUE FICARAM? (Texto II)

 

Ó doce e amado esposo,/ Sem quem não quis Amor que viver possa,/
Porque is aventurar ao mar iroso/ Essa vida que é minha e não é vossa?
 (in «Os Lusíadas», Luís Vaz de Camões.)

 QUEM SERÃO OS VERDADEIROS HERÓIS DOS DESCOBRIMENTOS:
     OS MARINHEIROS QUE PARTIRAM? OS FAMILIARES QUE FICARAM?         

         «Os Lusíadas» é uma obra épica que foi escrita por Luís Vaz de Camões. Nesta obra, os portugueses são glorificados, principalmente através dos marinheiros. Mas para mim, os verdadeiros heróis desta história são as suas famílias.
No episódio das «Despedidas em Belém», é possível verificar que os familiares dos marinheiros ficam com saudades e com muita tristeza pela sua partida. Isso dá-nos a entender que eles têm uma grande ligação emocional, sendo possível deduzir que os marinheiros foram bem instruídos, tendo aprendido grandes valores para contribuírem de forma benéfica para a sua Pátria.
Além disso, os marinheiros sabiam que as suas famílias estavam a aguardar a sua chegada. Então, eles deram o seu melhor para a viagem correr bem e para regressarem da forma mais rápida a casa. Mas os que ficaram em terra, esses viviam em constante ansiedade e preocupação.
Hoje em dia, arrisco dizer que os familiares, maioritariamente os pais, têm o papel mais importante na nossa sociedade, porque os ensinamentos e as lições de moral que nos são passados e a forma como somos criados definem a nossa pessoa. Por exemplo, se uma criança sofrer maus-tratos, as possibilidades de quando ela crescer se tornar mais agressiva são maiores. No entanto, se os pais criarem os seus filhos de forma saudável, por norma, a criança vai ser mais pacífica e respeitosa, podendo desempenhar um grande papel na nossa sociedade.
Por todos os motivos mencionados acima, eu acho que os familiares são grandes heróis, tanto n’«Os Lusíadas», como na sociedade contemporânea.

 André Sampaio, 9.º B, n.º 2

PINTURA: «Miranda e a Tempestade», John William Waterhouse, 1916.

FONTE DA IMAGEM: https://pt.wikipedia.org/wiki/Miranda_-_A_Tempestade


Sem comentários: