No corrente ano
letivo, foram várias as visitas de estudo que os alunos dos diferentes anos de
escolaridade realizaram a Lisboa para assistir a representações teatrais de obras
literárias estudadas na disciplina de Português.
No passado dia 29 de maio, porém, os alunos não foram ao teatro, mas o teatro veio à escola e o auditório transformou-se numa sala de espetáculos ao serviço da Companhia Profissional de Teatro EDUCA e dos alunos dos 5.º e 6.º anos.
E se foi um sonho, como explicar aquele lenço vermelho de pirata?
Sem desrespeitar
o texto de Manuel Antónia Pina, os atores souberam criar situações de cómico extraordinárias, envolvendo os alunos, e cativaram a atenção e o interesse da assistência ao longo de toda a sessão. No final, os aplausos e os sorrisos demonstraram claramente o elevado grau de satisfação de alunos e professores.
Fotos: Prof. Débora Boto |
Na parte da tarde, o cenário mudou e as personagens já eram outras.
Na assistência estavam, então, as duas turmas do 5.º ano para assistir à representação da peça O Príncipe Nabo, de Ilse Losa.
Nesta história, depois de a princesa Beatriz, vaidosa e arrogante, ter rejeitado mais três pretendentes, o rei, seu pai, decide entregar a sua mão ao primeiro homem que aparecesse no castelo, para dar uma lição à filha.
A obra é, por si só, muito divertida, mas os atores levaram a animação para outro nível e o riso foi uma constante nesta sessão de teatro. Alguns alunos foram convidados para representar pequenos papéis e encaixaram perfeitamente no elenco, evidenciando um surpreendente sentido de humor.
Foi, sem dúvida, uma tarde muito divertida e uma excelente forma de aprofundar o conhecimento da especificidade e intencionalidade da arte teatral.
Sem comentários:
Enviar um comentário