quinta-feira, 8 de junho de 2023

LEITURAS E TEATRO 2023: QUANDO A ESCOLA NÃO VAI AO TEATRO, O TEATRO VEM À ESCOLA.

No corrente ano letivo, foram várias as visitas de estudo que os alunos dos diferentes anos de escolaridade realizaram a Lisboa para assistir a representações teatrais de obras literárias estudadas na disciplina de Português.

No passado dia 29 de maio, porém, os alunos não foram ao teatro, mas o teatro veio à escola e o auditório transformou-se numa sala de espetáculos ao serviço da Companhia Profissional de Teatro EDUCA e dos alunos dos 5.º e 6.º anos.
 
Na parte da manhã, as duas turmas do 6.º ano assistam a uma adaptação livre da obra Os Piratas, de Manuel António Pina, e ficaram a conhecer «ao vivo» o Manuel e a sua amiga, a Ana, a quem ele revela o seu segredo, ou melhor, um mistério em que tinha estado envolvido, não sabendo muito bem se fora um sonho ou realidade. 
E se foi um sonho, como explicar aquele lenço vermelho de pirata?

Sem desrespeitar o texto de Manuel Antónia Pina, os atores souberam  criar situações de cómico extraordinárias, envolvendo os alunos, e cativaram a atenção e o interesse da assistência ao longo de toda a sessão. No final, os aplausos e os sorrisos demonstraram claramente o elevado grau de satisfação de alunos e professores.







Fotos: Prof. Débora Boto

Na parte da tarde, o cenário mudou e as personagens já eram outras.
Na assistência estavam, então, as duas turmas do 5.º ano para assistir à representação da peça O Príncipe Nabo, de Ilse Losa.

Nesta história, depois de a princesa Beatriz, vaidosa e arrogante, ter rejeitado mais três pretendentes, o rei, seu pai, decide entregar a sua mão ao primeiro homem que aparecesse no castelo, para dar uma lição à filha. 

A obra é, por si só, muito divertida, mas os atores levaram a animação para outro nível e o riso foi uma constante nesta sessão de teatro. Alguns alunos foram convidados para representar pequenos papéis e encaixaram perfeitamente no elenco, evidenciando um surpreendente sentido de humor.


Foi, sem dúvida, uma tarde muito divertida e uma excelente forma de aprofundar o conhecimento da especificidade e intencionalidade da arte teatral.












Fotos: Prof. Vânia Magalhães

A Biblioteca Escolar agradece a colaboração da Biblioteca Municipal de Monchique na organização desta atividade e o imprescindível apoio financeiro do Município de Monchique, sem o qual não nos seria possível facultar estas atividades aos nossos alunos.

Sem comentários: