quinta-feira, 15 de junho de 2023

ESCRIT@TOP.COM - TEXTO DE OPINIÃO: QUAL O GRANDE DESAFIO PORTUGUÊS DO SÉCULO XXI? (3)

Imagem retirada de: https://www.tudosaladeaula.com/p/atividades-de-artes-para-os-anos.html

 TEXTO DE OPINIÃO

QUAL O GRANDE DESAFIO PORTUGUÊS DO SÉCULO XXI?  


Portugal, em séculos anteriores, passou por muita coisa extraordinária. Um exemplo fácil de dar são as Descobertas. O povo português daquela época foi muito corajoso e destemido, tinha a curiosidade de ver outros lugares além de Portugal, conseguindo várias conquistas para nós e para o mundo, como a passagem do Cabo da Boa Esperança e a descoberta do Brasil.
O mar, para nós, os portugueses, já não é bem um desafio, e eu sinto que a população de Portugal já não é a mesma, não tão destemida e corajosa. Agora, Portugal está mais focado no turismo e na política mediática, mas eu sinto que a minha opinião não vai mudar sobre um dos grandes desafios portugueses, relacionado com a arte, seja a da escrita ou a música portuguesa. De facto, do meu ponto de vista, Portugal tem hoje alguns desafios importantes, como o da literatura.
Penso que muitos livros portugueses têm potencial, não só para Portugal, devido aos seus prémios, mas sim, para o mundo, pois poderiam ser levados para outros países da Ásia, América, África e Europa com maior frequência. Um dos vários autores portugueses que poderia ter mais dos seus livros por todo o mundo é Sophia de Mello Breyner Andresen, pois os seus contos e poemas são muito bonitos.
Também penso que, muitas vezes, Portugal perde a oportunidade para que isso aconteça, o que é triste, porque, muitas vezes, está mais interessado noutras coisas, em vez da arte, área em que muitas pessoas em Portugal têm potencial.
Em suma, acho que o maior desafio em Portugal é levar o que nós temos de melhor para oferecer, livros, música e muito mais, para outros países.    

Beatriz Petreques, 8.º C n.º 1.

Sem comentários: