segunda-feira, 5 de junho de 2023

ESCRIT@TOP.COM - TEXTO DE OPINIÃO: QUAL O GRANDE DESAFIO PORTUGUÊS DO SÉCULO XXI?

Imagem retirada de: https://br.freepik.com/fotos-vetores-gratis/planeta-verde
 
TEXTO DE OPINIÃO

QUAL O GRANDE DESAFIO PORTUGUÊS DO SÉCULO XXI?  

            Hoje em dia, o mar já não é um desafio tão grande como era na altura dos descobrimentos, pois avançamos com novas técnicas e tecnologias. Agora, no século XXI, temos outros desafios.

            Na minha opinião, o grande desafio do século XXI é proteger o planeta Terra. Cada vez mais, a poluição, a desflorestação, os incêndios, o desequilíbrio dos ecossistemas acontecem e toda a população tem que arranjar uma solução para a destruição que fez.
A fim de satisfazer a população, destruiu-se uma grande parte do planeta, mas ainda conseguimos mudar isso. Não devemos lançar lixo para o chão, devemos reciclar o lixo nos ecopontos, tentar desenvolver energias renováveis sem ser os combustíveis fósseis, não gastar água em situações desnecessárias, não fazer fogos quando não se pode, entre muitas outras soluções para fazer um mundo melhor.
Isto tudo vai depender de nós, os jovens. Se começarmos a trabalhar para o futuro, o planeta fica salvo, por isso, não podemos estar sempre nos videojogos, o que também é um grande desafio no século XXI. Em vez disso, deveríamos estar ao ar livre e tentar resolver os problemas do ambiente.
Em conclusão, um dos grandes desafios atualmente é a destruição do nosso planeta e, por isso, devemos ajudá-lo, em vez de o destruir cada vez mais, para que no futuro tudo esteja estável.

 

Diogo Luz, 8.º C, n.º 3.

Sem comentários: