terça-feira, 6 de junho de 2023

EU, LEITOR(A), SUGIRO «TOBIE LOLNESS»

Imagem retirada de:http://www.litteraturejeunesse.fr/article-tobie-lolness-43501699.html
  

O livro que eu recomendaria para ler é Tobie Lolness, de Timothée de Fombelle, autor francês. Eu recomendo a sua leitura, porque é um livro que pode ser lido por pessoas de várias idades e porque é um livro que emociona os seus leitores.

O livro é feito para pessoas entre os nove e os onze anos, mas eu acho que é bom para pessoas entre os nove e catorze anos, pois o livro pode ser interpretado de várias maneiras. Eu, pessoalmente, li-o quatro vezes e acho que só o entendi totalmente à terceira. O livro pode ser lido por um miúdo de 9 anos, pois conta aventuras e não é uma «seca», como alguns livros para pessoas maiores de idade. Mas ele também pode ser lido por um rapaz ou rapariga de 13 ou 14 anos, pois, na forma de uma metáfora, o livro critica coisas da sociedade atual, tal como: o governo e a indústria do petróleo.
Além disso, eu também recomendo esse livro, porque ele transmite muitas emoções aos seus leitores. Tomando exemplo na minha experiência, esse livro foi o primeiro que tanto me fez sentir tristeza como felicidade. Regra geral, os livros são tristes ou alegres, mas este alia as duas emoções. Isso acontece não só pela maneira como o escritor escreve, mas também porque o conteúdo do livro faz com que nós estejamos emocionalmente implicados.
Em conclusão, Tobie Lolness é um livro de aventuras divertidas, mas também é um livro feito para os seus leitores refletirem sobre o mundo e a sociedade atual, ao mesmo tempo que transmite várias emoções. Eu recomendo este livro para pessoas que têm entre nove e catorze anos e gostem de ler.

 Léo Nouinde, 8.º C, n.º 7.


Sem comentários: