quarta-feira, 14 de junho de 2023

ESCRIT@TOP.COM - TEXTO DE OPINIÃO: QUAL O GRANDE DESAFIO PORTUGUÊS DO SÉCULO XXI? (2)

Imagem retirada de: https://portalpenelope.wordpress.com/2015/12/02/como-enfrentar-medos-intensos/

 TEXTO DE OPINIÃO

QUAL O GRANDE DESAFIO PORTUGUÊS DO SÉCULO XXI?  


Os portugueses do século XXI têm grandes desafios, mas, os portugueses em geral, de todos os séculos, sempre tiveram desafios muito grandes, o que fez de nós um dos povos mais corajosos da Europa.
Na minha opinião, os portugueses do século XXI não têm grandes desafios no dia a dia, claro que têm de se preocupar com inúmeras coisas, mas não pode ser comparado aos grandes desafios dos portugueses do século XV e XVI. Os portugueses, antigamente, desbravavam os mares, superavam medos só por um bem maior, que era chegar às Índias, por exemplo.
Ainda assim, na atualidade, temos algumas semelhanças com os grandes desafios de antigamente. Eu acho que o maior desafio de todos os séculos é enfrentar os nossos medos. Assim como antigamente desbravavam os mares sem saberem o que estava a seguir, hoje em dia também exploramos a internet e as tecnologias sem sabermos o que vai acontecer depois. E temos dúvidas e receios. Todos precisamos de enfrentar os nossos medos, e esse é o maior desafio que temos, na minha opinião.
Eu acho que os portugueses da atualidade têm mais medo, ou apenas não têm a força de vontade para lutar de antes, porque hoje em dia vemos sempre pessoas do nosso país a reclamar sobre tudo, mas nunca fazem nada, nunca têm a coragem de dizer que alguém fez algo de mal. Sinto que os portugueses, hoje em dia, já não têm a coragem que tinham antes.
Às vezes sinto que quero fazer algo de importante para a sociedade, mas acho que não vou ter reconhecimento, só por ter nascido em Portugal. Portugal está a ser esquecido e eu não quero que todas aquelas descobertas antigas sejam perdidas. Não quero que Portugal seja esquecido, nem que este esqueça a coragem que um dia teve.

Margarida Duarte, 8.º C, n.º 8. 


Sem comentários: