segunda-feira, 19 de junho de 2023

DIA MUNDIAL DA LÍNGUA PORTUGUESA 2023: CARTAS DE CABO VERDE

No dia 5 de maio, assinalando o Dia Mundial da Língua Portuguesa, a turma B do 6.º ano da Escola Básica Manuel do Nascimento enviou um email coletivo para a Escola Portuguesa de Cabo Verde, convidando uma turma dessa escola para uma troca de mensagens nesta língua que é a nossa: a quarta língua materna mais falada no mundo. 

De Cabo Verde chegaram quinze maravilhosas cartas dos alunos do 6.º C. 

Falam da sua turma, que consideram “a melhor de todas”, e da escola que é “muito linda e espaçosa”. Dizem que a “EPCV é uma escola incrível, tem gente muito simpática, educada e principalmente acolhedora. Também tem um ambiente bastante agradável e moderno.” Quanto aos professores, consideram que “são simpáticos e divertidos e são muito belos”.  Contam também que desenvolvem “várias atividades, tais como desfiles, concursos, danças, desportos... “. Uma das alunas revela que o espaço onde mais gosta de permanecer durante o intervalo de almoço é a biblioteca, porque gosta “muito de ler, principalmente livros que dizem respeito à literatura japonesa”. Outra aluna confidencia o seguinte: “Para mim, entrar nessa escola foi a melhor coisa que me aconteceu.”

Fotografia enviada pelos alunos do 6.º C da EPCV

Também mandam fotografias e ensinam-nos tantas coisas sobre o seu país: 

👉 “Cabo Verde fica situado no Oceano Atlântico, a cerca de 455 km do cabo com o mesmo nome, no extremo ocidental africano. Trata-se de um arquipélago de reduzida dimensão territorial (4033 km), repartido por 10 ilhas e oito ilhéus”.

👉 “A nossa escola é na ilha de Santiago na cidade da Praia, que é a capital de Cabo Verde. Cá faz muito calor e tem praias muito bonitas. Existem dez ilhas que são divididas em dois grupos, o Barlavento e o Sotavento. Do Barlavento fazem parte as ilhas, que são de cima: Santa Luzia, São Vicente, Santo Antão, São Nicolau, Sal e Boa Vista, e as do Sotavento, que são as ilhas de baixo: Maio, Santiago, Fogo e Brava. 

A minha ilha não é a mais turística, mas mesmo assim existem sítios giros para visitar. Podemos ir à Cidade Velha, a cidade mais antiga da nossa ilha, onde podemos ver a Sé Catedral; é sempre junto ao mar e tem muitos restaurantes e muito espaço verde, tem uma rua muito engraçada com casas típicas, chamada a Rua das Bananeiras."
Cidade da Praia, Santiago

👉 "O meu sítio favorito é o Tarrafal, lá há praias muito bonitas, com água transparente, mais calma, mais quente … “

Tarrafal

 👉 “Temos uma ilha desabitada, que é a Santa Luzia, temos ilhas turísticas, como a Ilha da Boa Vista e a do Sal, e temos uma ilha de Carnaval, que é São Vicente. Temos uma ilha que se chama Fogo e tem um vulcão. 

👉 “A minha terra natal é São Vicente, uma ilha de praias, festas, emoções e carnavais. A Laginha é uma praia para relaxares!! A praia de São Pedro, para “surfares” e ver lindas tartarugas e outros animais marinhos. Temos um ótimo Carnaval em relação às outras ilhas!”

Laginha, Mindelo São Vicente

São Pedro, São Vicente

Carnaval São Vicente

👉 “Santiago é uma das ilhas mais belas de Cabo Verde”. Na nossa terra localiza- se o pico da Antónia, o monte mais alto de Santiago, contendo 1.394 m.” 

👉 “E o ponto mais alto do nosso país é o Pico do Fogo, no Fogo, com 2829 metros de altitude, e além disso, o Pico do Fogo é um vulcão.”

Pico do Fogo


👉 “O meu país pode não ser grande, mas eu adoro-o. É formado por dez ilhas (nove habitadas) e alguns ilhéus. A língua oficial é o português, usada nas escolas, na administração pública, na imprensa e nas publicações. A língua do povo é o crioulo cabo-verdiano (criol, kriolu). “


👉 “Em Cabo Verde o artesanato tem grande importância na cultura cabo-verdiana. A tecelagem e a cerâmica são artes muito apreciadas no país." 

👉 “Na música, há diversos géneros musicais próprios, dos quais se destacam a morna, o funaná, o batuque e a coladeira .”

 👉 "A dieta de Cabo Verde é principalmente baseada em peixes e alimentos básicos como o milho e o arroz. Um prato popular servido em Cabo Verde é a cachupa, um cozido de milho, feijão e peixe ou carne.”  

Cachupa


👉 “Também apresentamos uma variedade de doces tais como: doce de leite, doce de coco, de papaia, de manga e são deliciosos."
Doce de papaia                                      Doce de coco

👉 “Uma das coisas de que eu mais gosto em Cabo Verde é com certeza o clima! Está sempre calor, o que é bom, porque podemos ir à praia e desfrutar das coisas simples que a natureza nos dá, mas que se podem tornar em muita diversão.”


No final, ficam desejos e convites:


🙋"Fico bastante grato pela vossa mensagem e espero que um dia venham conhecer esse paraíso espalhado no meio do mar. "


🙋"Gostaria que tivessem oportunidade para vir aqui e conhecer Cabo Verde pessoalmente, prometo que não se iam arrepender… "


🙋"Seria muito interessante se houvesse um intercâmbio entre os alunos das nossas escolas, para conhecermos as diferentes realidades culturais dos nossos países."




Sem comentários: