sexta-feira, 16 de junho de 2023

ESCRITA@TOP.COM - TEXTO DE OPINIÃO: QUAL O GRANDE DESAFIO PORTUGUÊS DO SÉCULO XXI? (4)

Imagem retirada de: https://www.crawly.com.br/blog/inteligencia-artificial-o-que-e-como-funciona-e-quais-as-principais-aplicacoes

 TEXTO DE OPINIÃO

QUAL O GRANDE DESAFIO PORTUGUÊS DO SÉCULO XXI? 

O grande desafio do século XXI é a substituição dos empregos pelas recentes tecnologias. Isso vai ser um grande desafio, pois muita gente perderá o seu emprego e a economia mudará drasticamente em vários países, tal como Portugal.
Uma das razões para isso é o aparecimento das A.I. («Artificial Intelligence»). Já com o aparecimento das máquinas, muitos trabalhos físicos desapareceram, mas, agora, com o surgimento das tecnologias, que conseguem rivalizar com o raciocínio e a criatividade do cérebro humano, haverá muitas outras profissões que irão desaparecer.
Além disso, as futuras gerações que vão crescer no meio dessas tecnologias, as quais nos ajudam a cada mínima tarefa, não poderão ser autónomas. Elas serão totalmente dependentes das tecnologias. Já a minha geração, e até a dos meus pais, é fortemente dependente das tecnologias. Por exemplo, para ser pago, o meu pai precisa de fazer a contabilidade do seu trabalho e de a enviar por email. Outro exemplo, para viajar é necessário comprar bilhetes, e a compra desses bilhetes é quase sempre online ou feita numa máquina.
Em conclusão, o nosso grande desafio, e o das gerações futuras, é adaptar-se a esse novo mundo que nos é imposto. Pois já não é possível voltar para trás.

Léo Nouinde, 8.º C. n.º 7.

Sem comentários: