segunda-feira, 12 de junho de 2023

EU, LEITOR(A), SUGIRO «A MENINA DO MAR»

Imagem retirada de:: https://www.avalanchestore.pt/livro-a-menina-do-mar-sophia-de-mello-breyner-andresen-autor
 

O livro A menina do mar é um conto de Sophia de Mello Breyner Andresen, que revela uma história de amizade.

Este conto despertou a minha atenção, primeiro, pelo título. Pois fiquei com curiosidade de saber quem seria a menina. Seria uma menina verdadeira ou um peixe?
A cor do livro também despertou a minha atenção. A cor azul é a cor do mar.
Ao iniciar a leitura do conto, aparece um rapaz que vivia ao pé da praia. Um certo dia, estava a brincar aí e aproximou-se da beira-mar. Começou, então, a ouvir uma voz de menina. Curioso, tentou ver de quem seria. Então, espreitou atrás de uma rocha e viu uma menina pequenina, junto de um peixe, um polvo e um caranguejo. Sem ser visto, ficou a ver o que faziam. No dia seguinte, voltou a vê-los e então resolveu saltar para junto da menina e pegar nela. Os amigos pensaram que ela estava a ser roubada e tentaram salvá-la do rapaz.
Depois de explicar o que estava a fazer, a menina e o menino ficaram amigos e viam-se todos os dias. Mas chegou uma altura em que a menina não podia mais ver o menino, estava proibido. Seguiram-se muitas aventuras, mas, depois, conseguiram enfrentar as suas diferenças e acabaram amigos para toda a vida.
Para mim, este conto ajuda-nos a perceber que podemos ter amigos, independentemente da cor, do país e da idade.

Dinis Martins, 7.º A, n.º 1.


Sem comentários: