quinta-feira, 15 de junho de 2023

CONCURSO «PARES DA LEITURA» 2023: GRANDE FINAL!

Foi uma final memorável, a final do Concurso «Pares da Leitura» 2023, que teve lugar no passado dia 12 de junho, no auditório da Escola Básica Manuel do Nascimento.

Em concurso estavam 10 pares (dez alunos e dez familiares ou amigos) apurados na 1.ª fase, cujas leituras se centraram, nesta 2.ª fase, nas obras Avozinha Gângster, de David Walliams, para os alunos, e O Homem que Plantava Árvores, de Jean Gionno, para os adultos.

O entusiasmo era notório e sentia-se algum nervosismo, mas a boa disposição foi uma constante ao longo de toda a sessão. 

Esperava-se, obviamente, que os participantes tivessem feito boas leituras, mas os resultados suplantaram as expectativas. E de que maneira!





Concluídas as trinta questões, cinco de cada tipo (Verdadeiro/Falso, Escolha Múltipla e Frase Lacunar) para cada elemento do par, foram somados os pontos e confirmadas as “pedras preciosas” arrecadadas por cada equipa. 

"Pedras preciosas"? Sim, sim! Porque, por cada resposta certa, era depositada “uma pedra preciosa” no “tesouro da leitura” dos participantes.


Verificou-se, então, que havia um par com 28 pontos, três pares com 27 pontos e quatro pares com 26 pontos.
 A diferença era mínima! 

Estava encontrado o par vencedor da 13.ª edição do «Pares da Leitura», mas faltava posicionar as duplas empatadas nos restantes lugares.

As questões suplementares, associadas, por vezes, à estratégia “morte súbita” (sempre tão injusta) ditaram então o posicionamento nos 2.º, 3.º 4.º e 5.º lugares, ficando o TOP 5 organizado da seguinte forma:

1.º lugar – Martim Duarte (6.º B) e Andreia Silva (mãe);

2.º lugar – Liia Ludovico (5.º A) e Ana Ludovico (mãe);
3.º lugar – Jorge Duarte (6.º A) e Ana Margarida Francisco (prima);
4.º lugar – Beatriz Duarte (6.º B) e Margarida Nunes (mãe);
5.º lugar – Diogo Catarino (5.º B) e Anabela Martins (tia).  



O 6.º lugar das restantes equipas não teve menos mérito. Percebia-se que todos os participantes estavam seguros da sua leitura e satisfeitos com o seu desempenho. As questões não eram propriamente fáceis, mas tinham conseguido, todos, um excelente resultado e as pontuações finais eram muito equilibradas.

Houve, aliás, prémios para todos os pares, patrocinados pela Junta de Freguesia de Monchique, diplomas para todos os participantes nas duas fases do concurso e exemplares das Histórias da Ajudaris 2022 oferecidos a todos os alunos pela Diretora do Agrupamento.

No entanto, o prémio principal, o verdadeiramente significativo, foi o sério investimento dos 20 finalistas (10 alunos e 10 adultos) na LEITURA.

No final, o ambiente foi de festa, com um lanche oferecido pela Direção do Agrupamento, onde não faltou um misterioso bolo comemorativo do «Pares da Leitura» 2023. Quem o teria confecionado? Provavelmente, alguém que gosta de livros e de leitura.

Fotografias - Créditos: Professoras Débora Boto, Vânia Magalhães e Ana Paula Almeida. 

2 comentários:

Anónimo disse...

Muitos parabéns pelo trabalho Paula e a todos os envolvidos.
Há anos que desenvolve a atividade sempre com um grau de excelência elevado.

Clara Anunciação disse...

Espetacular! Parabéns 👏