segunda-feira, 21 de março de 2022

MARÇO, MÊS DA POESIA: UM POEMA POR DIA? NÃO SABES O BEM QUE TE FARIA! «O TESTAMENTO DO GATO»

 POEMA 21(+2) /31

Fonte: 
https://pt.dreamstime.com/gato-preto-de-dia-das-bruxas-tr%C3%AAs-e-lua-alaranjada-imagem-da-pintura-cor-%C3%A1gua-image131588330

O TESTAMENTO DO GATO

Ai, se eu um dia morrer
não quero ser enterrado,
hei de ficar ao solinho,
em cima do meu telhado.

Levem-me três carapaus

e um pratito de leite.
Comer sempre bons petiscos
é o meu grande deleite.

Convidem três gatas pretas

com unhas bem afiadas,
pois mesmo depois de morto
preciso de namoradas.

Ai, se eu um dia morrer

não me façam despedidas,
eu volto sempre de novo
que um gato tem sete vidas.

                                                 Luísa Ducla Soares  (1939 - )

Fonte: LUÍSA DUCLA SOARES, A Cavalo no Tempo, Porto Editora, 2015.

Poema e imagem sugeridos por: Martim Duarte, 5.º B.
Leitura do poema: Martim Duarte.


Sem comentários: