quinta-feira, 3 de março de 2022

EU, LEITOR(A), SUGIRO «A PÉROLA»

 

O meu livro preferido é A Pérola, de John Steinbeck. Foi um livro que apresentei na atividade «À Roda dos Livros», no oitavo ano, e que me tocou de maneira especial.

O principal motivo para ser o meu livro preferido é o contraste de situações e conceitos nele presentes. Por exemplo: selva e cidade; pobreza e riqueza; felicidade e tristeza. Trata-se de uma família indígena que, quando o filho adoece, procura e encontra uma pérola. A pérola servia para pagar o tratamento do filho. Ao longo da história, a família envolve-se no «mundo dos ricos», algo que só lhes veio piorar a vida. Ao lermos o livro, vemos que a pérola, símbolo de riqueza, funcionava como um símbolo de má sorte. Nem todas as histórias têm um final feliz.
Também gostei em particular deste livro pelo simples motivo de ser bastante realista, facilmente lia um acontecimento destes numa notícia de jornal. Este livro ensina-nos que, por vezes, a ganância pode consumir-nos de uma maneira terrível. Por isso, às vezes, temos de ter alguma humildade e ceder aos «outros».
Este livro transmite uma sensação diferente ao leitor. Assim que comecei a ler, não consegui parar, tinha de saber como ia acabar… É um livro de leitura fácil e de fácil compreensão.

Pedro Alves, 9.ºA, N.º 13.

1 comentário:

Unknown disse...

Gostei da tua análise Pedro... peço-te que continues a ser tolerante com a minha ganância sportinguista... "por vezes, a ganância pode consumir-nos de uma maneira terrível."... obrigado e continua feliz... João Cristina.