terça-feira, 8 de março de 2022

MARÇO, MÊS DA POESIA: UM POEMA POR DIA? NÃO SABES O BEM QUE TE FARIA! «A GUERRA»

 POEMA 8/31

Três de Maio ( 1814), Francisco de Goya (1746 - 1828)
Data de consulta: 27 de fevereiro de 2022.

A GUERRA!

Desfilam diante de mim as civilizações guerreiras...
As civilizações guerreiras de todos os tempos e lugares...
Num panorama confuso e lúcido,
Em quadras misturadas e não misturadas, separadas e compactas, mas só quando
Em desfile sucessivo e apesar disso ao mesmo tempo,
Passam...
Passam e eu, eu que estou estendido na erva
E vi os carros passarem, passarem — cessarem depois para nós mesmos
Vejo-os e o meu espanto nem é muito calmo nem interessado
Nem os vê nem os deixa de ver,
E eles passam por mim como um pó ou leve vento sobe pelos ares.
Ah a pompa antiga, e a pompa moderna, os uniformes dos engenhos de guerra,
A fúria terna e [...] dos combates
Os mortos sempre a mesma misteriosa vida — o corpo no chão (e o que é o mundo, afinal, e aonde?)
A ferida [...]
E o céu, o eterno céu insensível sobre isso tudo!

Fernando Pessoa (1888 - 1935) Álvaro de Campos (1890 - 1935)

Fonte: https://www.escritas.org/pt/t/50024/ii-a-guerra
Data de consulta: 27 de fevereiro de 2022.

Poema e imagem sugeridos por: Joel José, 9.º A, n.º 8.
Leitura do poema: Joel José..

1 comentário:

Unknown disse...

Grande Joel... que temática atualizadíssima... excelente escolha, dá que pensar, mas são quase um desnorte estes tempos... continuemos sensíveis, conscientes, objetivados e atuantes... parabéns... João Cristina.