quarta-feira, 18 de maio de 2022

SESSÕES DE TEATRO LEVARAM ALUNOS À CAPITAL

Depois de uma interrupção de dois anos imposta pela pandemia, os alunos monchiquenses do 3.º ciclo voltaram a participar em visitas de estudo a Lisboa para assistência a representações teatrais de obras cujo estudo faz parte das Aprendizagens Essenciais da disciplina de Português. 

O reinício destas iniciativas teve lugar no dia 15 de março, com as turmas do 9.º ano a assistirem à representação de «Auto da Barca do Inferno», de Gil Vicente, pela companhia de teatro O Sonho, depois de uma visita guiada ao Museu Nacional da Arte Antiga, onde puderam apreciar obras de arte relacionadas com este auto vicentino.

No dia 26 de abril foi a vez de as turmas do 7.º ano se deslocarem a Lisboa para assistência à representação da peça «Leandro, Rei da Helíria», de Alice Vieira, pela companhia Instantes D’Aplausos, e visita ao Museu Nacional dos Coches.


O ciclo das visitas terminou no passado dia 11 de maio, com os alunos do 8.º ano a assistirem à representação da peça «Aquilo que os Olhos Veem ou o Adamastor», de Manuel António Pina, depois de uma interessante aula de História, pelo professor Paulo Girão, junto à Torre de Belém.


Estas visitas de estudo, que só são possíveis graças ao apoio financeiro do Município, que cede o transporte e garante o pagamento dos bilhetes do teatro, complementam as aprendizagens realizadas em sala de aula e facultam o desenvolvimento de competências associadas à sensibilidade estética e artística, levando os alunos a valorizar o papel de várias formas de expressão artística e do património material e imaterial na vida e na cultura das comunidades.

Sem comentários: