quinta-feira, 5 de maio de 2022

5 DE MAIO – DIA MUNDIAL DA LÍNGUA PORTUGUESA: «VERÁS NA MINHA LÍNGUA A OUTRA MARGEM.» - II

«Verás na Minha Língua a Outra Margem.»

Criada em 1996, a Comunidade dos Países de Língua Oficial Portuguesa vê a língua portuguesa como um património comum, que testemunha e reflete os laços culturais entre os vários países membros.

Sabias que a nossa língua está representada em quatro continentes? Na Ásia, com Timor Leste; em África, com Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique e São Tomé e Príncipe, e na Europa, com Portugal.

O Português é conhecido como «a língua de Camões«, em homenagem a uma das mais conhecidas figuras literárias de Portugal, Luís Vaz de Camões, autor de «Os Lusíadas», obra estudada no 9.º ano, e também como «a última flor do Lácio», expressão usada no poema «Língua Portuguesa», do escritor brasileiro Olavo Bilac.

«Última flor do Lácio, inculta e bela,
És, a um tempo, esplendor e sepultura:
Ouro nativo, que na ganga impura
A bruta mina entre os cascalhos vela...

Amo-te assim, desconhecida e obscura,
Tuba de alto clangor, lira singela,
Que tens o trom e o silvo da procela,
E o arrolo da saudade e da ternura!»
 

É, segundo alguns estudos, a quinta língua mais falada no mundo, com aproximadamente 280 milhões de falantes, e a mais falada em todo o hemisfério sul, muito graças ao BRASIL!

Queres saber um pouco mais sobre este país irmão? Pois então, vê este vídeo, realizado pelas alunas Ana Laura Marques e Leonor Valério, da turma A do 9.º ano, no âmbito da disciplina de Português e a propósito do Dia Mundial da Língua Portuguesa, a 5 de maio.

Sem comentários: