quinta-feira, 12 de maio de 2022

ESCRIT@TOP.COM - CONTO XI «UM ENCONTRO ENTRE A LUA E O SOL»

 UM ENCONTRO ENTRE A LUA E O SOL

Fotografia: @Ricardo Mira

Pergunta ao Leitor, em jeito de explicação prévia:

Sabes o que é um eclipse? Como funciona?

Podemos sempre explicar-to através da Ciência ou através do Mito…

Qual preferes?

Eis um conto escrito por um aluno do 9.º ano, totalmente inspirado numa conhecida lenda de amor e paixão entre os dois astros, que explica de forma mágica aquele fenómeno amoroso, quer dizer, astronómico… 

Há muito, muito tempo atrás, num reino distante, nasceram dois bebés, uma menina e um menino, exatamente no mesmo dia e à mesma hora.
A menina foi chamada de Lua, porque tinha uns olhos tão negros como a noite e uma pele tão branca como a Lua. O menino foi chamado de Sol, porque tinha uns olhos tão azuis como o céu e um cabelo tão dourado como o Sol.
Eram duas crianças lindas e que tinham uma grande amizade uma pela outra, despertando, por isso, alguma inveja no reino, principalmente a Úrsula, uma menina que morria de ciúmes de Lua, não só pela sua beleza, mas também porque o Sol não tinha olhos para mais ninguém a não ser Lua.
Úrsula era filha de uma grande feiticeira e um dia, morta de ciúmes, pediu a sua mãe que lançasse uma maldição sobre a Lua e o Sol, para que eles não pudessem voltar a estar juntos.
A mãe atendeu ao pedido da filha e lançou-lhes um feitiço. Durante o dia, seria uma águia, voltando a ser humana à noite, enquanto o Sol seria humano de dia e à noite seria um lobo. Com este feitiço, a vida deles mudou completamente, pois já não podiam brincar e conversar como antigamente.
Mas como qualquer maldição, também esta podia ser quebrada, desde que a Lua e o Sol se conseguissem abraçar enquanto humanos. O que era impossível. De facto, apesar de à noite a Lua ter sempre a companhia do seu amigo lobo, e do Sol, durante o dia, ter sempre a companhia da sua amiga águia, quando se iam tentar abraçar, quer ao amanhecer, quer ao anoitecer, transformavam-se logo.
Porém, num belo dia de primavera, ocorreu um fenómeno estranho, que fez com que não houvesse sol nem lua, pois um tapou o outro, encontrando-se por breves segundos. E criou-se o eclipse! A menina voltou ao seu estado humano, o que fez com que as duas crianças se pudessem, finalmente, abraçar…
Assim se quebrou a maldição, havendo uma vitória do Bem sobre o Mal. A Lua e o Sol puderam voltar a encontrar-se e a sua amizade durou para sempre.

Ricardo Mira, 9.º A, n.º 14

Sem comentários: