terça-feira, 10 de maio de 2022

A SÉTIMA ARTE NA ESCOLA! - RECENSÃO CRÍTICA I «O MEU AVÔ»: SERÁ QUE VALE A PENA VER?

«O MEU AVÔ»: SERÁ QUE VALE A PENA VER?  


«O Meu Avô» é uma curta-metragem lançada em 2013, que tem Tony Costa como realizador e diretor de fotografia. Os atores Martim Barbeiro, António Rama e Carmen Santos são os protagonistas da história. 

            Nesta curta-metragem é-nos apresentado Francisco, um rapaz de 11 anos que é obrigado a passar as férias de verão no campo, com os seus avós. Inicialmente, ele não queria ir, mas, com o tempo passado junto dos seus avós, foi deixando os videojogos de lado e gostando cada vez mais de estar com aqueles. Certo dia, o avô perdeu o dinheiro da reforma, não podendo, assim, pagar o que devia às outras pessoas. O neto, vendo o avô triste, decidiu vender algumas das suas coisas e com esse dinheiro pagou o que o avô devia e ainda conseguiu um extra para dar ao seu avô.  
            Esta é sem dúvida uma curta-metragem que nos aquece o coração. Poder ver uma amizade tão linda entre avô e neto florescer é um privilégio. De início, eu não tinha muitas expectativas para este pequeno filme, mas, quando ele acaba, é tudo compensado.
Quando conhecemos o Francisco é muito provável que não gostemos dele, por ser tão irritante com os pais e os avós e ser sempre do contra e estar sempre revoltado. Mas também todos nós já fomos crianças e fizemos birras por coisas estúpidas. À medida que o avô vai falando com o neto, vai-lhe dando a conhecer um pouco do seu quotidiano e é dessa forma que consegue encantar o rapaz, sendo isso demonstrado em duas pequenas cenas. A primeira é com a ida ao lago e a segunda, logo em seguida, é aquela em que o rapaz conduz a mota azul do mais velho.  
A ida ao lago é sem dúvida um momento terno entre o neto e o avô, e é a partir desse momento que o Francisco começa a gostar de estar no campo, atirando pedras para o lago e divertindo-se com isso. Depois de passarem um bom momento no lago, preparavam-se para ir, quando o mais novo pediu para conduzir a mota, e é aí que podemos ter a certeza que estes dois passariam a ser o melhor amigo um do outro.  
            Depois, ainda temos a cena mais forte de toda esta curta-metragem, que é quando o neto decide vender o que tinha, nomeadamente os seus jogos eletrónicos, para poder dar esse dinheiro ao avô. Esta é sem dúvida uma das cenas mais bonitas, pois revela a amizade, o carinho e a preocupação que o neto ganhou pelos avós naquele pequeno verão. Demonstra como há coisas que devem ser mais importantes na nossa vida, por exemplo, termos amigos e ternura pelos nossos familiares, preferirmos conviver e viver a vida abertamente acima dos prazeres de jogar videojogos ou de sermos preguiçosos, por outras palavras, não vivermos. 
            Além disso, não posso deixar de referir a forma como a curta-metragem foi filmada, que influenciou muito o resultado final. Uma dessas formas foi o jogo de cores que nos remete para o campo, os tons claros que nos dão uma sensação de calma e paz. Também as cores das roupas das personagens e os padrões, por exemplo, do Francisco, que usa aquelas típicas t-shirts que vemos em todos os rapazes da idade dele, sem deixar de optar por tons claros e joviais. Mas se formos ver os tons e o estilo de roupa dos avós, esses já nos remetem para uma geração mais antiga e rural. A iluminação, inclusivamente, fez muita diferença, também, pois remete-nos para todo um ambiente mais leve.
Podemos ainda falar da duração da curta-metragem, que foi perfeita. Apesar de ser pequena, passou a mensagem! Também por ser pequena, não foi cansativo vê-la. 
            Em conclusão, esta foi uma ótima curta-metragem, suave, mas com uma mensagem forte, de ternura, amizade e amor.  Apesar de já ser previsível o final, não deixou de ser bom e emocionante, calmo e doce. E despertou-nos diferentes sentimentos durante toda a projeção, desde raiva até à felicidade. Por todos estes motivos, recomendo a sua visualização.           

Mariele Garcia Venda, 9.º A, nº.12

Fonte da imagem: https://www.imdb.com/title/tt2411146/mediaviewer/rm3776937728/


Sem comentários: