quarta-feira, 1 de dezembro de 2021

1.º DE DEZEMBRO: DIA DA RESTAURAÇÃO DA INDEPENDÊNCIA

 RESTAURAÇÃO DA INDEPENDÊNCIA

Com a morte do jovem D. Sebastião, na batalha de Alcácer-Quibir, Portugal enfrentou um problema de sucessão. Após o insucesso do Cardeal D. Henrique no comando da monarquia, Portugal foi regido por três reis espanhóis, Filipes de Espanha, durante 60 anos, período que ficou conhecido por Domínio Filipino.

A 1 de dezembro comemora-se o dia da Restauração da Independência de Portugal do domínio filipino, que durou no nosso país de 1578 a 1640. 

Esta data relembra a ação de nobres portugueses, um grupo designado “Os Quarenta Conjurados”, que, a 1 de dezembro de 1640, invadiram o Paço Real e mataram Miguel de Vasconcelos, o representante da Espanha em Lisboa, aclamando D. João, duque de Bragança, como rei de Portugal. Entre o início do assalto e a proclamação do novo rei, D. João IV, que se encontrava no Palácio de Vila Viçosa, mediou apenas um quarto de hora, durante o qual se deu a queda de todo um regime e se restaurou a independência nacional.

O grupo de nobres que deu origem ao golpe sabia poder contar com a adesão popular. Assim, logo após o golpe, foi designado um governo provisório encarregue dos assuntos mais urgentes até que D. João IV chegasse a Lisboa.

A restauração da independência foi a consequência de um período de grande descontentamento por parte da população portuguesa, descontente com a União ibérica, entre Portugal e Espanha. A União Ibérica originou problemas à população portuguesa, com sobrecarga de impostos e envolvimento de Portugal nos conflitos de Espanha.

O dia da Restauração da Independência, 1 de dezembro, é um feriado nacional. 

Autora do trabalho:  Lara Jaime, 8.º C.

Fontes consultadas:

https://www.mundoportugues.pt/2020/12/01/porque-hoje-dia-1-de-dezembro-e-feriado/
https://portal.oa.pt/comunicacao/noticias/2020/11/comemoracao-da-restauracao-da-independencia-1-de-dezembro-1640/  
https://www.infopedia.pt/$primeiro-de-dezembro-de-1640

D. JOÃO IV 
Fonte da imagem: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Joao_IV_de_Portugal.jpg

D. João IV foi um monarca português nascido em Vila Viçosa a 19 de março de 1604. A partir de 29 de outubro de 1630 tornou-se o 8.º duque de Bragança. Casou com D. Luísa de Gusmão, espanhola de nascimento, a 12 de janeiro de 1633. Foi escolhido pelos obreiros da Restauração para rei de Portugal. O dia 1 de dezembro de 1640 foi a data da restauração da independência de Portugal face ao reino de Espanha. Terminava assim a dinastia filipina, que durante 60 anos governara Portugal.  D. João IV foi aclamado rei a 15 de dezembro.

D. João IV teve o apoio da grande maioria da sociedade portuguesa, o que lhe permitiu criar novos impostos, desvalorizar a moeda e recrutar voluntários para fazer face às necessidades monetárias e humanas, de um confronto militar que se adivinhava próximo com a vizinha Espanha.

Durante este período, D. João IV, com o objetivo de legitimar a revolução e obter auxílio militar e financeiro, enviou embaixadores para as principais Cortes europeias. Era necessário convencer os reinos europeus de que D. João IV não era um rebelde, mas sim o legítimo herdeiro do trono que havia sido usurpado pelos Filipes. D. João IV apresentou-se, assim, como o legítimo herdeiro do cardeal D. Henrique, pois, em 1580, quem deveria ter sucedido no trono era D. Catarina, duquesa de Bragança, e não Filipe II de Espanha. 

D. João IV faleceu a 6 de novembro de 1656, deixando o reino, política e militarmente organizado, entregue à regência de D. Luísa de Gusmão.

Autor do trabalho: Daniel Francisco, 8.º A.

Sem comentários: