domingo, 28 de novembro de 2021

+ CIÊNCIA ON - QUESTÃO 15

 NOTA PRÉVIA

O que melhor caracteriza o flamingo é, como toda a gente sabe, a sua cor rosa que, especialmente nos machos, chega a ser estonteante. Os tons rosados ocupam-lhe quase todo o corpo, incluindo o bico, também ele de forma particular: adunca. Apenas durante o voo, quando esticado dos pés à cabeça, descortinamos uma vasta mancha negra nas suas asas.

Outra singularidade é o seu pescoço. Inicialmente, diríamos que o mais invulgar é o seu comprimento, que é imenso, ao ponto de se tornar absurdo; depois, damos conta que ainda mais impressionante é a forma como se desdobra, parecendo cera quente, moldável àquilo que bem entende fazer.

Uma pequena curiosidade é a sua monogamia. Um flamingo macho é homem de uma só mulher e vice-versa. Nidificam na chegada da Primavera e raramente chocam mais do que um ou dois ovos.


QUESTÃO


A . Porque se alimentam de camarões.

B. Porque receberam a informação genética para a cor das penas dos seus progenitores.

C. Porque é uma característica comum nas aves de pescoço comprido.

D. Porque as penas cor de rosa são mais impermeáveis, facilitando a sua deslocação na água sem desidratarem.


PRESTA ATENÇÃO

Faz uma pesquisa sobre o assunto, de acordo com as indicações que constam do tutorial «Como pesquisar na Web», disponibilizado na pasta dos Tutoriais ("Serviço de Referência da Biblioteca Escolar", coluna da direita deste blogue).

Responde à questão no formulário que se segue.

👉 Clica aqui.

Sem comentários: