terça-feira, 16 de novembro de 2021

LÍNGUA APURADA: CONSELHO OU CONCELHO?

 

Os vocábulos conselho ou concelho podem suscitar muitas dúvidas nos falantes de língua portuguesa. Ambas as palavras fazem parte do léxico do português, contudo, existem diferenças evidentes de utilização e de significado.

Conselho concelho são palavras homófonas, ou seja, palavras que se leem da mesma forma, mas que possuem grafia e significado diferentes. Certamente, já te deparaste com outros exemplos de palavras homófonas: acento (acento gráfico) e assento (da cadeira); cem (número) e sem (preposição).

Verifica, então, quando se deve usar.

Conselho

A palavra conselho tem a sua origem no étimo latino “consilium”, que diz respeito a uma reunião para deliberar sobre determinados assuntos ou temas, como por exemplo um “conselho de administração”. Paralelamente, significa também uma opinião dada, um aviso, uma advertência ou até um ensinamento. Nestes casos, escreve-se com “s”.

  Ex.:

          Devias seguir o meu conselho e fazer o que te indiquei.
          O conselho de turma decidiu dar um louvor ao aluno, pelo seu espírito cívico.

É a partir desta palavra que se formou o verbo aconselhar.

Ex.: Os pais aconselham-nos sempre bem.

         Aconselho-te a fazer essa pesquisa de forma cuidada .

Concelho

Concelho” tem a sua origem no étimo latino “concilium” e refere-se a uma divisão administrativa de um território, a uma subdivisão de distrito, sendo sinónimo de “município”. Neste caso, escreve-se com “c”, tal como a palavra que lhe deu origem.

    Ex.: O distrito de Faro tem 16 concelhos, entre eles Albufeira, Portimão e Monchique.


Queres testar se compreendeste bem?

Realiza o quiz em anexo. Clica aqui.

1 comentário:

Joel José disse...

Feito