quinta-feira, 16 de dezembro de 2021

«À RODA DOS LIVROS» VOLTA A TRAZER AS TURMAS À BIBLIOTECA

A atividade «À Roda dos Livros» inventou-se, reinventou-se nas modalidades  de ensino a distância e ensino híbrido e voltou quase ao normal no final deste 1.º período, pese embora o distanciamento físico que é recomendado, a imprescindível desinfeção das mãos e o uso obrigatório da máscara.

Pela biblioteca passaram a turma do 5.º B e todas as turmas do 3.º ciclo, nesta atividade que a maioria dos alunos já conhece bem, mas que foi uma estreia para as novas professoras.

A opinião, no entanto, é geral entre os professores: é uma atividade que promove efetivamente a leitura e o desenvolvimento de capacidades associadas à oralidade. Há ainda um conjunto de valores que estão implícitos na sua dinâmica: responsabilidade, empenho, autonomia, saber ouvir, respeitar o outro, saber avaliar.

E há sempre alunos que nos surpreendem com leituras sérias, rigorosas, e apresentações memoráveis. Não são todos, obviamente, mas «o caminho faz-se caminhando» e, na maior parte da vezes, para conseguir, basta querer e... LER.




Sem comentários: