quinta-feira, 2 de dezembro de 2021

ESCRIT@TOP.COM - CRÓNICA V «PLANETA AZUL MUDA DE COR»

 PLANETA AZUL MUDA DE COR 

Eu, caminhando sozinho no matagal gigante, olho para os dois lados e vejo uma floresta linda, calma e sobretudo limpa. Paro. E sinto que algo vai acontecer. Fecho os olhos e percorre-me um calor tremendo. Quando abro os olhos, aquela floresta linda, calma e linda, desapareceu, e só vejo árvores queimadas, plantas secas, arbustos a arder, e pergunto-me quem é que terá feito isto.

Logo sei que foi um ato de mão humana e faço um protesto na minha cabeça. Por que razão a pessoa terá feito isto, é um ato muito desumano e assim o planeta está a sofrer. Entro em casa com sacos de compras e ligo a televisão, vejo eucaliptos enormes em fogo, árvores a queimar e tudo a arder. Digo: «Isto não é o planeta Terra!» As pessoas deveriam cumprir com as regras propostas pelos governantes e manter tudo o que seja incendiável fora do alcance das florestas.

Lembro-me de, quando era mais novo, ir viajar e ver serras enormes a tocar as estrelas, rochedos gigantescos e flores lindas de morrer. O planeta Terra é um lugar extraordinário, mas os incêndios todos fizeram com que a atmosfera piorasse e o planeta azul passou a ser chamado de «planeta cinzento», pois há florestas queimadas, lixo em todo o lugar e oceanos cheios de peixes mortos por conta da poluição e dos fogos. Mas isso tudo aconteceu por simples atos de pessoas que só querem ver o mal do planeta.

Posso dizer que por conta disso o planeta ficou assim: cinzento. Agora, eu já nem consigo ouvir falar de incêndios, que os cabelos do braço saltam logo!

André Revés, 9.º A, n.º 4.

IMAGEM: @N. Lemos

Sem comentários: