sábado, 18 de dezembro de 2021

SONDA ESPACIAL SOBREVIVE A UMA QUEDA DE DOIS METROS DE ALTURA

Uma equipa de três «engenheiros aeroespaciais» da turma A do 5.º ano conseguiu projetar e construir com sucesso um sistema de aterragem sofisticado, que evitou a destruição de uma frágil sonda espacial ao embater no solo.

Pese embora os elevados custos materiais, que rondaram os 40 milhões de euros, a sonda, lançada de uma altura superior a dois metros, não sofreu qualquer dano na sua estrutura.

Sorte contrária tiveram as restantes equipas, cujos projetos não impediram a destruição total das naves, apesar dos requintados materiais utilizados: balões, sacos de plástico, folhas de cartolina, paus de  espetada, bolas de algodão, pedaços de esferovite, papel de alumínio, cordel, entre outros.



Estamos, obviamente, a referir-nos ao projeto «Newton gostava de ler!» e ao módulo «3,2,1... lançar sonda na biblioteca», que, desta vez, se estruturou a partir da leitura dos poemas «Vaivém» de Jorge Sousa Braga (Pó de Estrelas, Lisboa, Assírio e Alvim, 2007, p. 48),  e «O Sistema Solar», de José Jorge Letria (Corpos celestes, Lisboa, Texto Editora, 2008, p. 42).

E, claro, já todos perceberam que a frágil sonda era... exatamente: um OVO!

Além dos objetivos associados à promoção da leitura, esta atividade visa trabalhar outras competências e valores como a curiosidade científica, a capacidade de raciocínio, a resolução de problemas e o espírito de grupo e de entreajuda.

Sem comentários: