segunda-feira, 21 de junho de 2021

SELO CURIOSO 22 - HISTÓRIA (NAU S. GABRIEL)

 

O selo antigo que hoje publicamos foi emitido em 1963 e assinala a chegada de Vasco da Gama à Ilha da Moçambique a 2 de março de 1498. Após a passagem do Cabo da Boa Esperança, os navios da armada de Vasco da Gama entraram em águas que nunca tinham sido navegadas por europeus e que eram, portanto, completamente desconhecidas.

Ao chegarem à região da ilha de Moçambique, os portugueses perceberam que os habitantes locais eram diferentes dos que tinham contactado anteriormente, ou seja, eram muçulmanos. A relação entre os dois povos teve momentos de profunda desconfiança e até algumas desavenças. Só em Melinde, mais a norte, é que conseguiram finalmente obter a ajuda do sultão local, que lhes facultou um piloto que os conduziu, finalmente, à Índia, onde acabariam por chegar já nos finais do mês de maio.

No selo está representada a nau São Gabriel, uma nau de 27 metros de comprimento e 178 toneladas, construída especialmente para esta viagem, comandada pelo próprio Vasco da Gama, sendo por isso a nau-capitã da armada que concluiu o objetivo de descobrir o caminho marítimo para a Índia.

Conteúdo produzido por: Mariele Venda, 8.º ano, Turma A.

Supervisão: Professor João Passeiro.

Sem comentários: