quarta-feira, 16 de junho de 2021

EU, LEITOR(A), SUGIRO «O ESPIÃO DA SIBÉRIA»

 

Escolher o livro da minha vida não foi uma tarefa fácil. Primeiro, porque tenho uma biblioteca de livros lidos gigantesca e não podia ser um livro qualquer, tinha de ser um livro que me tivesse transmitido uma mensagem, ou sentimentos e emoções ao lê-lo, como nenhum outro. Também não podia ser um livro de aventuras nem de contos, pois considero isso uma leitura mais fácil.

Das várias leituras que me marcaram, como «O senhor dos anéis», de J. R. R. Tolkien, «Harry Potter», de J. K. Rowling, «Eragon», de Cristopher Paolini, e outros, muitos, entre os quais policiais noruegueses ou o Sherlock Holmes, escolhi um «thriller», que a minha mãe tinha comprado e dito que era muito bom. Isso motivou-me a mim a ler e depois ao meu pai, tendo nós, no final, trocado ideias. Estou a referir-me ao livro «O espião da Sibéria», de Lionel Davidson, o qual teve muito boas críticas.

Para quem não sabe, a Sibéria é uma das regiões mais inóspitas do planeta, com temperaturas estonteantemente frias. Neste livro, uma organização manda um espião procurar um cientista há muito desaparecido e, depois de muitas peripécias, descobre que este trabalha numa suposta base científica. Porém, o espião desiste de resgatar o seu amigo há muito desaparecido, pois vem a descobrir que ele estava ali de livre vontade. Por isso, torna-se agora necessário planear a sua própria fuga.

Eu gostei muito deste livro, pois mostra-nos que o ser humano pode viver em condições incríveis e de uma forma completamente diferente daquela a que estamos habituados, na qual, por exemplo, as bebidas alcoólicas passam a ser um meio para sobreviver ao frio extremo.

 Rafael Mendes, 9.º B, N.º 17.

Sem comentários: