terça-feira, 29 de junho de 2021

ESCRIT@TOP.COM - DIÁRIO DE UMA PERSONALIDADE HISTÓRICA (TEXTO V)

  DIÁRIO DE UMA PERSONAGEM HISTÓRICA

 Adivinha quem … antes de chegares ao fim do texto! 

19 de outubro de 1901.

Querida Ciência:

Este foi o dia pelo qual tanto ansiei. Foi hoje, neste belo dia de 1901, que levantei voo no meu dirigível, o «Santos-Dumont n.º 6», depois de algumas tentativas falhadas. Este foi um grande feito para muitos. Para mim também. É um desafio extraordinário, a possibilidade de colocar um veículo mais pesado do que o ar a voar!

Antes e no momento da experiência, senti-me muito nervoso. Aquela sensação de borboletas na barriga, o pensamento insistente - «será que o dirigível vai aguentar no ar?» -, o ritmo acelerado do meu coração (quase que me saltava do peito) e toda aquela inquietação em todo o meu corpo. O voo foi tal e qual como imaginei!

Mas, apesar do sucesso, eu sei que consigo fazer melhor, senão, todo aquele tempo que passei em França não teria servido de muito. Este voo, que se prolongou pouco menos de meia hora, parece que durou uns minutos apenas, nada mais. Esta volta foi magnífica! O que a tronou mais bela foi atingir a Torre Eiffel, com a belíssima Paris como pano de fundo. Mas o que tornou especial este momento, também, foi ter ganhado o prémio «Deutsch de la Meurthe», a aposta! Este sucesso só me deu mais vontade de inventar, de criar novas máquinas voadoras.

E quem sabe se, daqui a uns anos ou meses, não teremos mais máquinas voadoras a cruzar os belíssimos céus do nosso mundo. Quem sabe que novos horizontes se poderão abrir com mais criações?

Para conseguir chegar a este ponto, existiram muitas falhas, muitas mágoas e tristezas. Muitos acharam que foi fácil eu conseguir tudo isto, só porque nasci em berço de ouro. Mas não é por ser rico, muito pelo contrário. Consegui porque tenho essas capacidades, como muito outros, que até nem nasceram em berço de ouro.

É com toda esta esperança e expectativa, com esta previsão de uma grande revolução na aviação, que me despeço de ti, por hoje. E num outro dia, voltarei com mais experimentos e invenções para te contar!

Teu, ___________________ (1)

Mariele Venda, 8.º A, N.º 14.

(1) Conseguiste adivinhar quem é a personalidade?

Descobre aqui.

Sem comentários: