sexta-feira, 11 de junho de 2021

ESCRIT@TOP.COM - DIÁRIO DE UMA PERSONALIDADE HISTÓRICA (TEXTO I)

 DIÁRIO DE UMA PERSONAGEM HISTÓRICA

 Adivinha quem … antes de chegares ao fim do texto! 

30 agosto de 43 a.c. 

Mais um dia no Egito. Enfim, como sou a última governante, rainha do reino ptolemaico, herdeira das heranças gregas, estou longe de ser apenas uma mulher fútil, sou conhecida como hábil oradora. Não me queria gabar, especialmente a ti, mas também domino doze línguas, fui educada desde criança para o trono, daí toda esta formação.

Mas para cá chegar tive de batalhar muito. Até casar com o meu irmão, Ptolomeu 14, como manda a tradição egípcia. Sinceramente, ele é um pirralho: com treze anos, nem sei como aceitou casar comigo, sendo que sou mais velha do que ele oito anos. No entanto, tivemos um desentendimento e fui expulsa do Egito.

Como sabes, querido diário, eu não desisto facilmente, por isso, consegui seduzir dois grandes líderes romanos, manipulei-os habilmente usando as minhas armas de mulher. Na verdade, o meu único objetivo era salvar a independência do Egito e o meu próprio poder. Deduzi que pareço um peão no meio de um tabuleiro, sem saber para que lado me virar. Um dos meus amantes foi Júlio César, líder de um império romano.

Agora, porém, tenho os meus lindos filhos para cuidar, o que fez com que eu fosse considerada uma ameaça para os romanos, pela descendência… Felizmente, Marco António, general romano, meu outro amante, depois da morte de César, pai dos meus filhos, não resolveu abrir mão de mim, e decidiu combater as tropas do general Otávio, seu adversário político.

Ainda não tenho notícias dele, mas estou a torcer para que consiga regressar. Darei notícias assim que as receber.

Até amanhã, diário meu! A também tua governante,

_________________ (1)

Jéssica Ramos, 8.º C, N.º 1

(1) Conseguiste adivinhar quem é a personalidade?

Descobre aqui.


Sem comentários: