sexta-feira, 4 de junho de 2021

ESCRIT@TOP.COM - A MULHER NO SÉCULO XXI (TEXTO II)

TEXTO DE OPINIÃO - A MULHER NO SÉCULO XXI

 

Do meu ponto de vista, existe mais igualdade de género hoje em dia do que antigamente, pois já não se fala tanto das mulheres serem só para cuidar dos filhos e para limpar a casa.

A mulher na sociedade do século XXI está a conseguir alcançar os mesmos direitos que o homem. Mas ainda existem muitas injustiças. Em alguns países, mesmo trabalhando na mesma empresa e com a mesma profissão, os homens recebem um salário mais elevado do que as mulheres. Por outro lado, na minha opinião, as mulheres não são obrigadas a cuidar da casa e a cuidar dos filhos sozinhas, os homens têm o mesmo direito e dever.

Até 2018, por exemplo, a Arábia Saudita não deixava as mulheres tirarem a carta e muito menos conduzir. Algumas pessoas também dizem que existem profissões para homens e para mulheres, mas eu não concordo com isso, pois se uma mulher quiser trabalhar com máquinas, pode, eu não vejo nenhum mal, e se um homem quiser ser maquilhador, também pode.

Eu também não concordo com o que se dizia há algumas décadas atrás, que as mulheres não tinham tanta inteligência como os homens para eleger os seus representantes políticos, ou seja, não tinham direito ao voto. Também acho mal que antigamente, nas universidades, só existissem homens devido à tal «inteligência superior» de que tanto falavam. Felizmente, isso mudou muito e as universidades estão cheias de mulheres. Nota-se uma grande evolução, pois, se hoje em dia isso continuasse, haveria uma grande ditadura e consequente revolução.

            Em suma, as mulheres devem ter os mesmos direitos que os homens ao nível familiar, social e profissional. Podemos agradecer às feministas, que ajudaram a que a igualdade de género fosse possível.

Carolina Oliveira, 9.º A, N.º 1

Sem comentários: