quarta-feira, 30 de junho de 2021

EU, LEITOR(A), SUGIRO «HISTÓRIA BREVE DA LUA»

 

«História Breve da Lua», do escritor, professor e investigador científico António Gedeão, é um texto que está escrito em verso rimado. É uma leitura fantástica e uma delícia de se ler. Tem indicações cénicas, visto ser uma peça de teatro. Está presente o humor e o conhecimento, por se explicarem ao leitor as várias fases da lua.

O livro é fininho, ou seja, tem poucas páginas. É também uma leitura rápida de se fazer. A capa é bonita, com as personagens e, claro, a lua em destaque.

A história começa com a narradora a contar uma lenda sobre um camponês que trabalhava ao domingo para seu sustento. Mais tarde, aparece em cena o Senhor do Mundo, que o castiga, mandando-o para a lua, precisamente por estar a trabalhar num dia que deveria ser de descanso. Em seguida, noutra cena, entram duas personagens (Jerónimo e Agapito) a discutirem as fases da lua. Depois, entra um Astrónomo, acompanhado da Rapariga das Fases, que explica àquelas duas personagens, com muita sabedoria, tudo o que elas necessitavam de saber sobre a lua. O Astrónomo foi, assim, a minha personagem preferida, porque era o que mais sabia sobre a lua e sobre o sistema solar.

Um ponto forte que eu encontrei foi o facto de a história ser facilmente interpretada e a leitura rápida. Pelo contrário, um ponto fraco é ser um texto escrito para o teatro, um texto dramático, pois eu não gosto desse tipo de livros.

Em suma, a história é engraçada e ligeira, o livro fácil de entender. Qualquer aluno o lê!

 André Nunes Revés, 8.º A, n.º 14. 

Sem comentários: