sexta-feira, 18 de junho de 2021

ESCRIT@TOP.COM - EXPLORAÇÃO ESPACIAL: SIM OU NÃO? (TEXTO II)

 TEXTO DE OPINIÃO

EXPLORAÇÃO ESPACIAL: SIM OU NÃO?

Fonte: https://svs.gsfc.nasa.gov/11584


            Aos corajosos navegadores dos séculos XV e XVI, que uniram vastos oceanos e deram a conhecer o mundo ao mundo, sucederam, nos séculos XX e XXI, os destemidos astronautas, rompendo os céus e levando-nos às estrelas, por uma via láctea antes só ao longe conhecida.

Custos financeiros elevadíssimos estão envolvidos nessa nova aventura humana.

 Será importante apostar na exploração do universo? 

Na minha opinião, é importante apostar na exploração do universo, para que nós, humanos, saibamos mais sobre o espaço astral que nos rodeia, as suas condições e tudo isso, sendo que, ao mesmo tempo, experimentamos um grande avanço tecnológico. Não obstante, para dizer a verdade, acho que a exploração do universo pode esperar.

Nós, atualmente, enfrentamos uma grande crise económica, existem muitas pessoas a passar fome, temos países onde a maior parte da população não é instruída, e eu acho, por isso, que em vez de gastarmos dinheiro em idas ao espaço, primeiro devíamos resolver os problemas que se estão a passar no nosso próprio planeta.

Além disso, nós, humanos, temos inúmeros hábitos que são muito maus para a saúde e bem-estar do nosso planeta e, do meu ponto de vista, primeiro devíamos tentar ser mais ecológicos, até porque se matar uma pessoa é crime, matar um planeta o que é? Todos nós temos de ajudar a solucionar os problemas que anteriormente causamos e que continuamos a causar, antes de fugirmos e matarmos outro planeta.

Em síntese, a exploração do universo é importante, mas, por agora, acho que nos devíamos focar nas pessoas que morrem à fome e em instruir a população, sem esquecer a saúde do nosso planeta, porque nós não somos donos do mundo, apenas cá viemos para o ocupar, temporariamente. Nós somos como um vírus e agora pensamos que temos de ir embora, porque o hospedeiro já não serve. Dizemo-nos inteligentes, no entanto, qual é a única espécie que luta com outro da sua espécie?

Nós somos os que partiram. Mas somos também os únicos que não conseguiram arranjar a sua casa, antes de procurarem outra para «partir».

 Matilde Calapez Duarte, 9.º A, N.º 11. 

Sem comentários: