quinta-feira, 3 de novembro de 2022

LÍNGUA APURADA: FUI OU FOI?

Esta é uma dificuldade apresentada frequentemente pelos nossos alunos mais pequeninos (e não só). Por isso, esta «Língua Apurada» foi preparada a pensar neles.

Afinal, qual das formas está correta? Fui ou foi?

Estão as duas CORRETAS! E indicam as duas uma ação passada.

Mas, ATENÇÃO! Repara que estas duas palavras se pronunciam de forma diferente e temos de as saber usar devidamente.

✅ Fui é a primeira pessoa do singular.

Exemplos:

    Eu fui um bebé muito chorão.

    Eu fui a Lisboa com os meus pais.

✅ Foi é a terceira pessoa do singular.

Exemplos:

    Ele foi muito simpático. Ela foi muito amável. Você foi muito teimoso.

    Ele foi a Lisboa com a avó. Ela foi a Lisboa com os pais. Você foi a Lisboa com o seu pai?


APRENDE MAIS

Como referimos anteriormente, as formas verbais fui e foi estão no passado (ou melhor, no pretérito perfeito do indicativo).

Repara, no entanto, que podem ser formas do verbo SER, mas também do verbo IR.

  Eu fui um bebé muito chorão. (verbo ser)

  Eu fui a Lisboa com os meus pais. (verbo ir)



Achas, agora, que compreendeste a diferença entre fui e foi?

Queres confirmar se compreendeste? Clica aqui.


Sem comentários: