terça-feira, 8 de novembro de 2022

LER PARA A PAZ E HARMONIA GLOBAIS: TAMBÉM AS CRIANÇAS PODEM SONHAR E LUTAR POR UM MUNDO MELHOR!

        Quando aderimos ao desafio do MIBE 2022 - Ler para a paz e harmonia globais -, estávamos longe de imaginar a adesão de tantos alunos e professores a esta causa. Este foi, sem dúvida, um desafio que nos mobilizou de uma forma muito expressiva e significativa, incluindo os nossos alunos mais pequeninos. Prova disso é o testemunho que nos chega da docente Anabela Cancela, professora da turma B2 (2.º ano da Escola EB1 n.º 2) e que a seguir se transcreve.

 O Lápis Mágico de Malala é um livro que mostrou aos alunos do 2.º ano, turma B2, que também as crianças podem lutar por um MUNDO MELHOR. 

Falar de Malala na escola, com os nossos alunos, é uma verdadeira lição de vida para todos!

O livro de Malala Yousafzai fala sobre a importância de lutar pelos nossos direitos e nunca deixar de acreditar num mundo melhor! 

Quando Malala era uma criança da idade dos alunos e vivia no Paquistão, o seu maior desejo era ter um lápis mágico. Mas, certo dia, o seu direito à educação foi lhe negado, pois havia quem defendesse que as meninas não deveriam estudar nem frequentar a escola. Malala, com ajuda da sua família, percebeu que era urgente transformar o Mundo num lugar Melhor!

 Na sala de aula, estamos a desenvolver o projeto de turma “Pensar em nós, fora de nós – à descoberta dos 5 sentidos” e, em articulação com a Biblioteca Escolar, participámos em várias atividades, começámos com a leitura e exploração do livro O Lápis Mágico de Malala. Foi muito gratificante ver o interesse de todos os alunos pela história, ver a sua reação quando visitaram o Paquistão, via Google Earth.  A sua curiosidade era imensa, assim como as perguntas: A história é mesmo verdadeira? A Malala existe? Que idade tem agora?  O Paquistão pertence a que continente? As habitações são diferentes das nossas, porquê? Porque estão a rezar no chão?

Fomos pesquisar, para obter respostas e mostrar-lhes que são uns privilegiados, pois, nos dias de hoje, no Mundo existem regiões de guerra, onde crianças da idade deles passam fome, não têm água potável, não têm casa e sofrem por não poder ir à escola.  A escola dar-lhes-á o conhecimento que os fará cidadãos livres no futuro.

No fim, de mãos dadas, construímos uma árvore colorida que representa a liberdade, os nossos sonhos desejo de um mundo melhorUm Mundo de Paz! 

 

Sem comentários: