sexta-feira, 18 de novembro de 2022

ESCRIT@TOP.COM- DIÁRIOS DE GUERRA III

 

DIÁRIO DE GUERRA

Dia 3 de junho de 1916

Há cerca de um mês, fui enviado para vir combater na guerra. Encontro-me na fronteira da França com a Alemanha. Decidi escrever este diário, pois, mais tarde, algum familiar poderá ter este livro nas mãos e, desse modo, verá como foi terrível esta guerra para todos nós. As condições são miseráveis. A nossa alimentação não é suficiente para conseguirmos manter-nos em condições para combater e, devido à sujidade, às ratazanas e aos piolhos, temos muitas baixas de soldados, dificultando assim o nosso combate. Aqui, nas trincheiras, passamos muito frio e, quando chove, fica tudo inundado e cheio de lama. Há uma grande quantidade de mortos, pois, quando começámos a utilizar o gás asfixiante, os mortos começaram a aumentar. Estamos todos demasiado cansados, com fome e sede e não vemos o fim desta terrível guerra.

Dia 6 de julho de 1916

Entretanto, já passou um mês e só hoje é que tive um pouco de descanso e tempo para escrever mais uma fase deste meu diário. Não durmo há cinco dias por conta de toda a desgraça que está a acontecer, nomeadamente, a perda do meu melhor amigo… essa notícia deixou-me bastante triste e ainda mais em baixo do que já estava.

Encontro-me agora a escrever este meu diário encostado a uma das paredes da trincheira. Nele tento também descrever a imensa saudade que sinto da minha família. Já estamos todos muito saturados desta tremenda guerra e cada vez as condições são piores. O desespero toma conta de nós, tornando cada dia mais difícil. O medo de morrer e de não poder ver os meus filhos a crescer provoca-me um enorme aperto no coração.

Dia 14 de setembro de 1916

Acabei de acordar sobressaltado com os barulhos das sirenes, dos bombardeamentos, com a agitação e confusão em que tudo se encontra. Uma terrível forma de acordar… Já só penso em regressar a casa. Hoje, vamos sair para fazer reconhecimento de terreno. Estou com receio de não voltar para perto da minha família.                                                                                       

Ana Maria Sampaio 9.º B, n.º 1.

Nota: Este trabalho foi produzido para a disciplina de História, no âmbito do estudo da I Guerra Mundial.

Sem comentários: