terça-feira, 1 de novembro de 2022

ASSINALANDO O MIBE E O DIA DA BIBLIOTECA ESCOLAR DE FORMA CONVICTA, CÍVICA E CRIATIVA

«Ler e desenhar para a/pela paz» foi um mote que nos mobilizou sentidamente, não fosse este um tema tão significativo nos dias que correm. Professores e alunos dos diferentes níveis de escolaridade aderiram a esta causa com convicção, sentido cívico e muita criatividade.

Exemplo disso foi o trabalho desenvolvido pela turma C2 (3.º ano da Escola Básica n.º 2 de Monchique), sob a orientação da professora Cristina Teixeira.

Aceitando o desafio da Biblioteca Escolar de desenhar pela paz e harmonia globais, no dia 24 de outubro, os alunos desta turma exploraram o livro O Lápis Mágico de Malala, de Malala Yousafzai.  Conheceram um pouco mais de perto o país onde Malala vivia, as suas leis e a importância desta ativista relativamente à luta pela Paz.

De seguida, idealizaram o que gostariam de fazer caso possuíssem um lápis mágico, escrevendo esses mesmos desejos um lápis em papel.




Abordaram ainda os Direitos das Crianças e perceberam que, apesar de terem sido aprovados, nem sempre são respeitados em todo o Mundo.


No final, ainda houve tempo de construir uma pomba em origami como símbolo da Paz, associando-a à frase dita pelo pai da Malala na obra estudada "A Malala viverá livre como um pássaro!".


Sem comentários: