terça-feira, 29 de março de 2022

MARÇO, MÊS DA POESIA: UM POEMA POR DIA? NÃO SABES O BEM QUE TE FARIA! «OBRIGADO»

 POEMA 29/31

Agonia no Horto, Paula Rego (1935 - )
Data de consulta: 18 de fevereiro de 2022.

OBRIGADO

Por teu sorriso anónimo, discreto,
(O meu país é um reino sossegado…)
 
Pela ausência da carne em teu afeto,
Obrigado!
 
Pelo perdão que o teu olhar resume,
Por tua formosura sem pecado,
Por teu amor sem ódio e sem ciúme,
Obrigado!
 
Por no jardim da noite, a horas más,
A tua aparição não ter faltado,
Pelo teu braço de silêncio e paz,
Obrigado!
 
Por não passar um dia em que eu não diga
— Existo, sem futuro e sem passado.
Por toda a sonolência que me abriga…
Obrigado!
 
E tu, que hoje és meu íntimo contraste,
Ó mão que beijo por me haver cegado!
Ai! Pelo sonho intato que salvaste,
Obrigado! Obrigado! Obrigado!


Pedro Homem de Melo (1904 - 1984)

Data de consulta: 18 de fevereiro de 2022.

Poema e pintura sugeridos por: Catarina Águas, 9.º B, n.º 5.
Leitura do poema: Catarina Águas.


Sem comentários: