quinta-feira, 17 de março de 2022

CAMPANHA ELEITORAL DE «MIÚDOS A VOTOS - 2022»: «A LUA DE JOANA»

 A Lua de Joana, de Maria Teresa Maia Gonzalez, é um dos livros que irá a votos no próximo dia 23 de março.
O Gil Matos, da turma A do 9.º ano, deixa-nos uma interessante mensagem sobre esta obra, considerando que «todos os jovens deviam ler este livro, pois poderá ajudar muitos deles». Será que esta opinião vai incentivar os colegas a votar neste livro?

         De tantas dezenas de livros que eu já li, foram apenas três os que tinham histórias que me cativaram ao ponto de ficar com o livro gravado na minha mente. Desses três livros, o que li mais recentemente foi «A Lua de Joana», sobre o qual escreverei.

«A Lua de Joana» é um livro que contém, dentro do mesmo, mais do que uma lição de vida. Entre vários temas que este livro nos traz, foram dois os que me chamaram a atenção. As drogas e a sobrecarga de trabalho que os nossos pais têm, o que muitas  vezes faz com que eles nem sequer se apercebam que se passa alguma coisa com os filhos.

Falando sobre as drogas. Este é um tema que ainda assusta muitas famílias no mundo inteiro, por trazer tantas dificuldades à saúde mental de quem as utiliza, como à saúde física. Muitos jovens morrem anualmente devido ao consumo de drogas.

Um tema leva a outro, e o tema das drogas leva ao da sobrecarga de trabalho, pois muitos filhos começam a ingerir drogas por terem problemas pessoais, e como os pais não têm tempo para os filhos, não se apercebem disso e, quando finalmente se apercebem, já costuma ser tarde demais.

Em síntese, «A Lua de Joana» é um livro que retrata a vida de muitos adolescentes, não só pelo consumo de drogas, mas também por outros temas inseridos no livro, como por exemplo, a influência dos namoros. Acho que todos os jovens deviam ler este livro, pois poderá ajudar muitos deles.

Gil Matos, 9.º A, n.º 6.

Sem comentários: