quinta-feira, 30 de março de 2023

UM POEMA POR DIA - MARÇO DE 2023 - «TORRE DE NÉVOA»

 POEMA 30/03/2023

TORRE DE NÉVOA 

Subi ao alto, à minha Torre esguia,
Feita de fumo, névoas e luar,
E pus-me, comovida, a conversar
Com os poetas mortos, todo o dia.

Contei-lhes os meus sonhos, a alegria

Dos versos que são meus, do meu sonhar, 
E todos os poetas, a chorar,
Responderam-me então: “Que fantasia,

Criança doida e crente! Nós também

Tivemos ilusões, como ninguém,
E tudo nos fugiu, tudo morreu!...”

Calaram-se os poetas, tristemente...
E é desde então que eu choro amargamente
Na minha Torre esguia junto ao Céu!...  

Florbela Espanca (1894 – 1930). 

Retirado de:   https://www.escritas.org/pt/t/48516/torre-de-nevoa 


Quadro associado ao poema:

«A Mulher que Chora» (1908), Pablo Picasso (1881 - 1973).

Imagem retirada de:  https://www.p55.art/blogs/p55-magazine/5-obras-iconicas-de-pablo-picasso 

 Poema sugerido por: Francisco Varela, 8.º C, n.º 4.

Quadro sugerido por: Prof. Natividade Lemos.

Sem comentários: