segunda-feira, 13 de março de 2023

LER+ BD - SUGESTÃO DE LEITURA: «À PROCURA DE ANNE FRANK»

 

O Diário de Anne Frank foi escrito pela sua autora entre 12 de junho de 1942 e 1 de agosto de 1944. Anne Frank, uma menina que foi levada para um campo de concentração nazi, não regressou com vida, mas o seu pai teve a iniciativa de publicar o diário dela em 1947, revelando como era o dia a dia desta adolescente forçada a esconder-se durante a ocupação nazi da cidade de Amesterdão. 

A publicação do diário foi um sucesso e é considerado até aos dias de hoje um dos livros mais lidos do mundo.  

Em 2015 foi publicado O Diário de Anne Frank, em banda desenhada, realizado por Ari Folman (texto) e David Polonsky (ilustração). Após o sucesso desta obra, eis que surge À Procura de Anne Frank, também em formato de novela gráfica, do mesmo autor, Ari Folman, mas com ilustrações de Lena Guberman.

 Sinopse 

"No seu famoso diário, Anne Frank criou uma amiga imaginária, Kitty. Agora, o realizador e autor, Ari Folman, juntamente com a artista Lena Guberman, dão-lhe vida.

Quando uma estranha tempestade se abate sobre Amesterdão e quebra o vidro que protege o diário guardado na Casa de Anne Frank, Kitty irrompe daquelas páginas e vai viver uma verdadeira aventura em busca da sua amiga.

Acompanhada pelas memórias dos dias passados no anexo secreto, Kitty percorre as ruas da capital holandesa de hoje e com a ajuda de amigos inesperados irá descobrir o que foi o Holocausto, o que isso significou para Anne e o que, por sua vez, o seu diário continua a representar para as crianças de todo o mundo".

Retirado de: https://www.fnac.pt/A-Procura-de-Anne-Frank-Ari-Folman/a9846607

Podes encontrar este livro na biblioteca da tua escola.

À Procura de Anne Frank foi lançado simultaneamente em livro e em filme de animação.

Sem comentários: