sexta-feira, 31 de março de 2023

BRUNO MAGINA MARCA PRESENÇA NA SEMANA DA LEITURA EM MONCHIQUE

 

A Semana da Leitura em Monchique contou com a presença do escritor Bruno Magina, que aqui veio apresentar o seu mais recente título, Equipa Espacial, um livro que aborda a problemática do bullying numa perspetiva educativa e simultaneamente divertida.

Reunindo duas turmas do 1.º ciclo em cada sessão, Bruno Magina conversou calmamente com os alunos, apresentou as personagens, deu a conhecer as suas caraterísticas, enfatizou pormenores, resumiu a história… e foi respondendo a todas as questões que os alunos lhe colocaram.


O facto de os alunos já terem lido a obra anteriormente tornou a interação com o escritor mais participada, produtiva e estimulante.

Os alunos ficaram também a saber que o escritor já publicou quatro livros e que, para escrever, se inspira nas recordações que tem do tempo em que andou na escola.


Podemos ainda acrescentar que Bruno Magina, licenciado em Ensino Básico, foi agraciado, em 2012, com o Prémio de «Reconhecimento Social à Educação» e que foi um dos vencedores das «Bolsas Jovens Criadores 2015», dos «Much More Awards 2015-2016» e dos «Prémios Time Out Lisboa 2016».

É também de salientar que o seu livro de estreia, A Vila das Cores, é recomendado pelo Plano Nacional de Leitura para Apoio a Projetos de Educação para a Cidadania.

Como não podia deixar de ser, no final de cada sessão, houve um tempo para o desejado e merecido autógrafo.


Os alunos da turma C2, que participaram no projeto «Tu desenhas, eu escrevo», criado e dinamizado por Bruno Magina, tiveram direito um compêndio individual, composto por desenhos dos alunos, «ilustrados» com poemas ou pequenos textos do autor, criados a partir desses desenhos.

Sem comentários: